Da Redação
Em 11/12/2010 às 08:38
O Grêmio Prudente acertou nessa sexta-feira (10) a contratação de Alexandre Gallo para o cargo de técnico da equipe. Ele deve chegar a Presidente Prudente na próxima semana para participar das contratações de jogadores junto à diretoria do clube e irá trabalhar com seu auxiliar técnico, Maurício Copertino.
Com a contratação de Gallo, Fábio Giuntini, que comandou a equipe na fase final do Campeonato Brasileiro, irá assumir o cargo de gerente de futebol ao lado do diretor Rodrigo Pastana.
O presidente do Grêmio, Marcos Antônio Monteiro de Almeida, comemorou a aquisição de Gallo. “É um nome que agrada muito. Tem experiência de ter comandado grandes clubes e a expectativa é que ele faça um ótimo trabalho a frente do Grêmio Prudente”, pontuou.
Ainda de acordo com o presidente, o fator determinante para que Gallo aceitasse a proposta do Abelha foi a estrutura de trabalho oferecida. “O Gallo gostou da estrutura que vamos ter em 2011 e isso foi fundamental para que ele concordasse em trabalhar com a gente. Inclusive, ele ressaltou a importância do nosso CT [Centro de Treinamento] estar completamente pronto já para a pré-temporada no começo de janeiro para que não precisemos sair de Prudente”, acrescentou o dirigente gremista.
Gallo também comemorou o acerto com o Grêmio. “Estou muito contente com o acordo e vamos trabalhar forte para fazer o ano de 2011 de muitas alegrias para o Grêmio Prudente”, disse o novo treinador prudentino.
Em entrevista ao Portal, o presidente do conselho deliberativo e sócio-majoritário do clube, Walter Sanches, disse que o fator de não possuir um CT, aliado à falta de apoio de empresários, contribuíram para o rebaixamento da equipe. (Veja aqui a entrevista completa)
Carreira
Alexandre Gallo tem 39 anos e uma extensa carreira como jogador de futebol, e, mais recentemente como treinador.
Iniciou como jogador pelo Botafogo de Ribeirão Preto em 1986. Passou por diversos clubes, como Vitória (BA), Santos, São Paulo, Botafogo (RJ), Portuguesa de Desportos, Guarani (SP) e Atlético Mineiro, até encerrar a carreira de jogador no Corinthians, em 2001.
Seu primeiro trabalho após pendurar as chuteiras foi como estagiário de Carlos Alberto Parreira no Corinthians, em 2002. Foi ainda auxiliar-técnico de Dario Pereyra no Grêmio em 2003. A primeira equipe treinada por Alexandre Gallo foi o Villa Nova-MG em 2004. Ainda no mesmo ano, Gallo ocuparia pela última vez o cargo de auxiliar-técnico, trabalhando juntamente com Wanderley Luxemburgo no Santos, em 2004, na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde então, Alexandre Gallo exerce unicamente a profissão de treinador, onde já comandou Portuguesa de Desportos, Santos, FC Tokyo (JAP) e Sport Recife. No Sul, Alexandre Gallo teve uma passagem pelo Internacional, equipe pela qual em 20 jogos conquistou o título da Recopa Sul-Americana de 2007.
Liderou também o Figueirense onde conquistou o Campeonato Catarinense de 2008. Ainda neste ano, esteve à frente do Atlético Mineiro. Em 2009, treinou o Bahia. Além disso, Alexandre Gallo foi considerado o melhor treinador nos estaduais de 2007 no Campeonato Pernambucano, em 2008 no Campeonato Catarinense e em 2009 no Campeonato Bahiano. Neste ano, Gallo treinou o Náutico (PE).
Participações em decisões e títulos conquistados como auxiliar técnico e treinador:
• Campeão Brasileiro 2004 - Santos Futebol Clube - (Aux. técnico);
• 3ª colocação Campeonato Paulista 2005 - Santos Futebol Clube - (Treinador);
• Campeão Pernambucano 2007 - Sport Club do Recife - (Treinador);
• Campeão Recopa Sulamericana 2007 - Sport Club Internacional - (Treinador);
• Campeão Catarinense 2008 - Figueirense Futebol Clube - (Treinador);
• Vice Campeonato Baiano 2009 - E.C.Bahia - (Treinador);
• Vice Campeonato Pernambucano 2010 - Clube Náutico Capibaribe - (Treinador).