Da Redação
Em 09/10/2009 às 09:49
Após 15 dias de paralisação, os bancários do Banco do Brasil, da Nossa Caixa e dos bancos privados aprovaram, em assembleia regional realizada no começo da noite dessa quinta-feira (8) em Presidente Prudente, encerrar a greve e acatar a proposta salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), assim como toda a categoria no País. Os funcionários da Caixa Econômica Federal votaram pela manutenção do movimento por não concordarem com os moldes da proposta.
Nesta sexta-feira (9) as agências bancárias já funcionam normalmente em Prudente, exceto as quatro CEF.
A proposta dos bancos prevê um reajuste de 6% (aumento real de 1,5%) e aumento na participação em lucros e resultados (PLR).
Conforme o presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Presidente Prudente, “a luta da categoria resultou numa proposta justa”. Ainda de acordo com ele, os funcionários da Cixa Econômica Federal não ficaram satisfeitos com a proposta relativa à PLR. “A participação proposta pela Fenaban não contemplava os empregados da Caixa, não nesses moldes, porque, tendo em vista a lucratividade real do banco, a formulação faz com que os funcionários recebam menos que os outros, de outros bancos, que trabalham mais com especulação”, explica.
Além disso, a mesa de negociação da CEF quer negociar uma minuta específica, com planos de cargos e salários e isonomia entre empregados. “Por se tratar de um banco público, há uma negociação paralela dos benefícios”, cita Café.
“Já os funcionários do Banco do Brasil entraram em acordo, houve negociação da mesa e conseguiu aumento de 3% sobre o piso salarial e a abertura de concurso para contratar para contrata mais 10 mil funcionários”, completa o presidente do Sindicato.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.