Carlos Hideki
Em 13/11/2010 às 12:08
O Portal foi às ruas de Presidente Prudente e ouviu a população sobre a Proclamação da República, comemorada nessa segunda-feira (15). Das 10 pessoas consultadas, quatro não lembraram qual é o motivo do feriado nacional, cinco recordaram, porém desconheciam o significado, e apenas uma soube falar sobre a data.
A maioria dos consultados que lembraram da data alega que estudaram o fato histórico na escola, mas não recordam como foi. “Eu não lembro, estudei a proclamação nas aulas de História, mas já faz muito tempo e a cabeça não ajuda”, disse a agente de administração escolar, Mercedes Maria Santana, 52 anos.
O mesmo motivo foi apresentado pelo aposentado João da Silva Marques, 71 anos. “Já tem muito tempo que eu aprendi isso”, comentou.
Entre os jovens, o desconhecimento foi o mesmo. “Não foi Tiradentes?”, chegou a perguntar o auxiliar de escritório, Eliezer Martim, 19 anos. Já o seu amigo, o balconista Adriano Luiz Ribeiro, 22 anos, soube dizer o dia 15 de novembro marca a Proclamação da República, porém também não recordava o que seria fato histórico.
Algumas pessoas ainda tentaram lembrar como foi a proclamação. “Não recordo muito bem, eu sei que tinha uns soldados, mas não sei o que fizeram e nem como foi”, conta o segurança Paulo Eduardo da Silva, 50 anos. O mesmo aconteceu com o salva-vidas Anibal Henrique de Almeida Popim, 22 anos. “Sei que foi um fato histórico importante para o Brasil, mas não lembro como foi”, confessou.
A manicure Rilza da Silva, 38 anos, desconhece o que é comemorado e acredita que as pessoas não lembram o real significado da Proclamação da República. “Tenho certeza que ninguém sabe, o povo só quer saber que tem o feriado, mas não se preocupa em saber qual é”, disparou.
Ainda desconhecendo o que é comemorado, a aposentada Maria de Lourdes, 69 anos, o vendedor Paulo José Garcia, 32 anos, e a faxineira Ana Luiza dos Santos, 27 anos, quando descobriram o que foi a Proclamação da República argumentaram conhecer o fato. “Eu sabia disso, mas não lembrava o que era, estava confundindo com outra data”, comentou o vendedor.
O único a lembrar o que e como aconteceu a proclamação foi o vendedor Renato Carlos de Oliveira, 29 anos, que precisou de um tempo para pensar. “A Proclamação da República é um marco na história do País. Foi quando o Brasil deixou de ser controlado pela monarquia e passou a ser república”, explicou.
De acordo com o historiador prudentino José Caetano da Silva, o fato de as pessoas não lembrarem da data está relacionado à educação. “As escolas não têm trabalhado com profundidade na História do Brasil. Muitos professores nem conhecem a fundo e só se preocupam com as datas e nomes, por isso não passam a importância do momento”, analisa.
O historiador explica que a Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, pelos integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, após um golpe militar realizado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Com o fato, o Brasil rompeu com o sistema monárquico e implantou a república.
Veja uma explicação mais detalhada do historiador aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.