Carlos Hideki
Em 25/11/2010 às 08:53
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Nos hemonúcleos de Presidente Prudente a celebração é acompanhada da preocupação com o número de doações, que caem até 40% nos meses de dezembro e janeiro, devido às férias, mas que por outro lado é o período em que aumenta a quantidade de acidentes e transfusões necessárias.
“Nesse período existe uma necessidade muito grande e as doações são baixas devido ao período de férias. Essa também é a época de festas, quando aumenta o número de acidentes e é preciso um estoque maior”, afirma o médico responsável pelo banco de sangue do Hospital Regional (HR), José Antônio Bressa.
No hospital, o médico comenta que por mês são realizadas de 600 a 650 captações. “No mês de dezembro o número cai para 350, no máximo 400. Existe uma queda de cerca de 40% nas doações, sendo que na verdade para realizar um bom atendimento é preciso um aumento de 20%”, destaca.
Bressa diz que o ideal seria o recebimento de 800 bolsas de sangue por mês no HR. “Aqui são realizadas várias cirurgias, nós também realizamos atendimentos de doenças graves”, conta. De acordo com ele, nesse período de fim e começo de ano, o hospital precisa recorrer a outras maneiras para manter o estoque. “Quando falta sangue, nós solicitamos de fora, fazemos campanha e pedimos a ajuda para familiares de pacientes”, conta.
O médico pede para que a população se conscientize sobre o gesto de solidariedade. “Infelizmente só 0,05% da população brasileira faz a doação. É um número pequeno. Com a falta de sangue, o hospital pode deixar de fazer uma cirurgia eletiva para realizar apenas atendimentos mais urgentes.”
Encontrar novos doadores é um problema enfrentado também pelo hemonúcleo da Santa Casa de Presidente Prudente. “É um trabalho contínuo que não pode parar. Quem doa sangue hoje precisa de um intervalo de 3 a 4 meses para fazer novamente. Não é fácil mobilizar um número grande de pessoas todos os meses”, conta a assistente social Eliana Lonardoni.
Ela fala que lá a redução no período de férias também chega a 40%. “Nós observamos que o número de doações diminui significantemente por causa das férias, mas a demanda continua e o número de acidentes aumenta”, conta.
De acordo com Eliana, não é só nesse período que o número diminui. “Em época de carnaval e de frio também caem as doações. Como temos responsabilidade no estoque, temos que tomar algumas medidas para intensificar a captação”, cita.
A assistente social da Santa Casa explica que o hemonúcleo precisa de cerca de 1,1 mil doações por mês para os atendimentos realizados em Prudente e mais 41 municípios que atende. “Nos últimos meses conseguimos atingir a meta com aproximadamente 1,5 mil candidatos que passaram por uma pré-triagem e uma entrevista sobre questões que podem interferir na qualidade do sangue”, diz.
A semana do doador de sangue está sendo celebrada no HR com distribuição de brindes e de lanche aos doadores. No hemonúcleo da Santa Casa, será comemorada entre os dias 6 e 11 de dezembro.
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e portar o documento de identidade original com foto. É importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
Serviço
O banco de sangue do Hospital Regional está localizado na Rua José Bongiovani, 1.297, e atende todos os dias das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Já na Santa Casa o horário de atendimento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção de quintas, quando o horário de funcionamento é prolongando para as 19h. No sábado, o funcionamento é das 7h às 12h. O atendimento é feito na Rua Wenceslau Braz, 5.