Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Operação Gutenberg' fiscaliza produtos de impressão

Carlos Hideki

Em 29/11/2010 às 10:08

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) realiza nesta segunda-feira (29) a “Operação Gutenberg”, que visa inspecionar produtos de impressão. No laboratório de Presidente Prudente são fiscalizadas uma marca de envelopes, três de etiquetas e duas de papéis para impressão.

De acordo com o diretor regional do Ipem, Thirso Aparecido Marconi, serão analisados os produtos de forma quantitativa. “Faremos a medição na parte de dimensão dos produtos e também contaremos o número de folhas para saber se é o anunciado na embalagem”, afirma.

O diretor destaca que inspeções como esta são importantes para proteger o consumidor, de forma que ele não seja lesado. “É um tipo de produto que não tem como a pessoa verificar se a quantidade está correta ou se a medida está certa na hora da compra. Para esse tipo de situação que as operações são realizadas”, explica.

Sobre os produtos analisados em Prudente, Marconi fala que são seis lotes, sendo um envelope da marca Tilibra; papeis das empresas Jandaia e Maxport; e etiquetas para a impressão Pimaco, Print Label e Cola Print. “Os lotes foram recolhidos na regional de Presidente Prudente e Araçatuba”,cita.

A “Operação Gutenberg” acontece simultaneamente nos laboratórios de São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, e São José dos Campos. Além de envelopes, papel e etiquetas, serão inspecionados cartuchos de tinta para impressoras e bobinas de papel para fax.

Os responsáveis pelos produtos reprovados têm até 10 dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que define multa entre R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando em caso de reincidência.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.