Da Redação
Em 17/06/2008 às 17:26
Nesta quarta-feira (18) dia em que comemora os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a administração municipal de Presidente Prudente prepara uma homenagem à comunidade Nikkei local.
Às 19h ocorre a abertura do evento, com a inauguração dos símbolos orientais na Praça das Cerejeiras, localizada à rua José Bongiovani, bairro Liberdade.
No local, a Prefeitura construiu uma ponte sobre o lago seco, um templo Gojiu-no-tó e um Portal Japonês (Tori), que representa a eternidade, simpatia e veneração.
A festa continua com danças típicas (Odori), apresentações de tambores orientais (Taiko) e a entrega de placas para imigrantes japoneses, descendentes e autoridades.
A Comissão Organizadora do Centenário da Imigração Japonesa vai homenagear cinco imigrantes com idade centenária residentes em Presidente Prudente. A festa encerra-se com a apresentação especial do Grupo de Minyô, vindo direto do Japão, para as comemorações dos cem anos de imigração.
Segundo informou o representante da comissão organizadora, Yassuyuki Hório, “infelizmente, uma das pessoas centenárias faleceu no último sábado [14]”. Mesmo assim, a comissão decidiu manter a homenagem em nome da família. “Vamos homenagear a família de Assano Kumagai”, disse ele, referindo-se a imigrante que tinha 106 anos.
“Na seqüência entregaremos mimos às centenárias Toyokiti Abe [101 anos], Tsuguio Takigawa [101 anos], Kazuo Akabane [100 anos] e Shizue Hiratomi [103 anos]”, completou Hório.
O prefeito Carlos Roberto Biancardi destacou que o brasileiro é grato aos japoneses. “O que seria da agricultura brasileira, se não fossem os japoneses. O que seria da siderurgia brasileira, se não fosse a integração tecnológica com os japoneses", disse.
Confira a programação:
19h
Abertura com apresentação do Taiko
19h30
Inauguração do Portal Japonês (Tori)
19h45
Inauguração da Placa do Centenário da Imigração Japonesa
20h
Homenagens as autoridades e pessoas centenárias
21h
Apresentação do Grupo Minyô (Japão)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.