Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saiba como fazer decoração natalina sem aumentar conta de energia

Da Redação

Em 25/11/2010 às 12:37

O uso de pisca-pisca e enfeites natalinos nas residências aumenta o valor da conta de energia no final de ano. Entretanto, para não ser surpreendido com uma fatura mais cara que o esperado, um especialista dá dicas de utilização dos ornamentos e também de segurança, já que com a instalação da decoração cresce junto o risco de acidentes, que podem ser gerados por curtos-circuitos e causar até mesmo incêndios.

Além da decoração de Natal, o usuário também gasta mais neste período devido às altas temperaturas. “Nesta época do ano, o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente com o uso de ar condicionado, ventilador, a instalação do pisca-pisca”, afirma o gerente de Serviços Operacionais da Caiuá, José Carlos do Nascimento.

Um pisca-pisca com 100 lâmpadas consome em média 9 kwh quando ligado durante seis horas, o que corresponde a R$ 2,52 a mais na conta de energia elétrica no final do mês. “Basta multiplicar o consumo destas lâmpadas que é 9kwh por seis horas ligado na tomada, pelo valor cobrado por sua concessionária de energia elétrica”, diz Nascimento.

O gerente sugere que os consumidores desliguem outros aparelhos como forma de economizar e manter uma iluminação consciente. “Em casa, desligue da tomada os aparelhos de televisão e outros equipamentos eletro-eletrônicos que ficam no stand-by, desta forma não estarão consumindo eletricidade e você pode manter as luzes acesas, sem prejuízo para o bolso e para o meio ambiente”, orienta.

Algumas medidas de segurança devem ser tomadas para evitar riscos de acidentes provocados pela iluminação natalina. “Peça sempre para testar o produto. Se for reutilizar produto adquirido em anos anteriores, verifique emendas, fios soltos ou desencapados. Faça a troca de lâmpadas com o equipamento desligado”, lembra Nascimento.

De acordo com o gerente de Serviços Operacionais, curtos-circuitos podem ser evitados quando o consumidor deixa de utilizar os adaptadores de tomadas conhecidos como “T”, que podem sobrecarregar a instalação. Já para evitar incêndios, é recomendada a instalação longe de cortinas e objetos que pegam fogo com facilidade. Nas fachadas, evite utilizar a iluminação próxima de postes e fios da rede elétrica.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.