Da Redação
Em 29/11/2010 às 11:21
Tem início nesta segunda-feira (29) e prossegue até sexta-feira (3) em Presidente Prudente a primeira edição da Semana Regional de Prevenção à Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair), promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/PP).
Segundo a fonoaudióloga do Cerest, Meire Judai, o trabalho de conscientização e orientação espera realizar pelo menos 800 exames de audiometria tonal, que é um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva do trabalhador. Desta estimativa, acrescenta ela, 200 avaliações são previstas para serem realizadas somente em Prudente.
A fonoaudióloga explica que atualmente o Brasil não tem dados estatísticos concretos e atualizados quanto ao número de trabalhadores que sofreram perda de audição em razão de ruídos no ambiente de trabalho. No entanto, afirma categoricamente que casos do gênero existem, inclusive na região, onde são previstos os mutirões de exames audiométricos, além de Prudente, nas cidades de Pirapozinho, Martinópolis, Rancharia, Presidente Bernardes, Sandovalina e Junqueirópolis.
“A Pair está inclusa dentro dos 11 agravos em saúde do trabalhador que são de notificação compulsória, ou seja, são casos que precisam ser notificados e encaminhados para o Ministério da Saúde para que possam ser quantificados. Mas na prática isso infelizmente ainda não ocorre como deveria. Então o objetivo da semana é de orientar sobre isso, inclusive com a distribuição de folders, e quanto à importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo neste caso o uso de fones de ouvido”, destaca.
Nesta segunda-feira o primeiro dia dos trabalhos práticos da semana, que além de profissionais do Cerest envolve cerca de 20 alunos de fonoaudiologia da Unoeste, ocorre simultaneamente em Prudente e Rancharia.
“Amanhã estaremos em Pirapozinho, quarta-feira em Junqueirópolis e quinta-feira em Presidente Bernardes. Em todos estes municípios os exames serão feitos com funcionários das prefeituras. Servidores que trabalham na parte operacional, como tratoristas por exemplo. Já em Martinópolis e Sandovalina as avaliações serão realizadas por profissionais da regional do Cerest que nestas cidades atuam. É que as duas já possuem o aparelho necessário para a realização do exame”, detalha Meire.
Todos os casos diagnosticados serão encaminhados ao Cerest para posterior investigação. “Por meio de entrevistas mais detalhadas, nossa intenção é saber se aquele problema pode resultar de ruídos no trabalho”, frisa.
Em Prudente, os interessados que queiram passar pelo exame de audiometria podem procurar o Centro Auditivo Wibex. Fica na Avenida Washington Luiz, nº 2.527. O horário de atendimento hoje é das 13h às 17h. Mas amanhã e durante todo o resto da semana ocorre em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 17h. Os testes são realizados gratuitamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.