Carlos Hideki e Thiago Ferri
Em 27/11/2010 às 11:29
O vereador Alcides Seribeli (PTB) iniciou um trabalho de lobby na Câmara Municipal contra o acordo costurado pelo Executivo desde 2009, definindo Izaque Silva (PSDB) como presidente do Legislativo durante o primeiro biênio e pré-agendando Alba Lucena (PTB) como sua sucessora à frente da Mesa Diretora. O Portal ouviu os 13 parlamentares da Casa e verificou que, a princípio, ela tem a maioria a seu favor.
Na bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), composta pelos vereadores Izaque Silva, Kátia Guímaro e Natanael Gonzaga, o acordo firmado no início do mandato será seguido. “Estamos mantendo a definição de quando eu fui eleito à presidência e vamos apoiar a Alba. Foi um acordo partidário”, afirma Silva.
Também apóiam a candidatura dela os vereadores Cidão Mendonça (DEM), Bernardete Querubim (Sem Partido) e Nico Rena (PDT). “Meu voto já está fechado porque eu sou líder do prefeito e tenho que respeitar a escolha dele sobre a vereadora Alba”, comenta Rena.
Sem uma preferência definida estão os vereadores Douglas Kato (PV), Reginaldo Nunes (PMDB), Oswaldo Bosquet (PSB) e Clóvis de Lima (PR). “Em minha opinião, são duas opções saudáveis, tanto um quanto o outro tem condições de representar bem a Câmara”, fala Nunes.
O que tem causado estranheza é a concorrência entre dois candidatos do mesmo partido, o PTB. Alba diz que não houve nenhuma conversa no sentido de unificar a chapa. “Estou concorrendo desde o início e tenho conversado com outros vereadores e recebido apoio. Quando eu decidi, procurei o Alcides e ele disse que também concorria. Eu respeito porque é uma democracia e ele tem toda a liberdade”, afirma.
Seribeli, por sua vez, confirma que está na disputa contra a vereadora da mesma sigla. “Estou trabalhando atrás de votos. O certo seria só um do partido, mas o prefeito não me procurou para desistir ou apoiar a Alba e nem mesmo para me oferecer uma parte na mesa diretora”, diz.
O vereador fala que o acordo firmado pelo Executivo não teria definido a candidatura da vereadora. “Tinha sido combinado que primeiro seria o Izaque e depois um candidato do PTB. A Alba é uma escolha do prefeito, ele deve confiar mais nela do que em mim”, dispara.
“Eu já tenho uma chapa, mas não posso falar para não atrapalhar o meu trabalho, porque até o dia das eleições muita coisa ainda pode mudar”, adianta Seribeli. Segundo ele, está sendo realizada uma conversa na Casa para a obtenção de apoio.
Informações de bastidores do Legislativo apontam que na chapa em que Alba concorre à presidência integram Izaque Silva como primeiro secretário e Cidão Mendonça na função de segundo secretário, sem ainda uma definição para vice-presidente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.