Maycon Morano
Em 03/12/2010 às 15:13
Nesta sexta-feira (3), às 18h, a Câmara Municipal de Presidente Prudente elege a nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. O vereador Alcides Seribeli (PTB), que recentemente anunciou sua candidatura à presidência e iniciou um trabalho de lobby contra o acordo que pré-agendava sua correligionária Alba Lucena como a próxima chefe do Legislativo, agora negocia uma função na chapa dela para abandonar sua candidatura.
As tratativas ainda prosseguem na tarde de hoje, instantes antes de a eleição ocorrer. "Existe uma guerra de bastidores. É uma tal de ligação para lá, ligação para cá", revela Izaque Silva (PSDB), atual presidente da Casa de Leis.
Seribeli foi convidado pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Nico Rena (PDT), para sair como vice-presidente de Alba, entretanto, ele deseja outra função. “Me ofereceram a vaga, mas eu quero ser o 2º secretário”, afirma o petebista.
Sobre esta possibilidade, Rena descarta. “Não tem condições. Já até conversei com o Seribeli. Se ele quiser, será o vice-presidente e já teria o apoio de pelo menos seis vereadores da Câmara”, pontua. “Mas como 2º secretário não tem jeito. O Cidão [Mendonça, DEM] não quer abrir mão da função”, frisa.
Questionado se a chapa que tem Alba Lucena como presidente, Izaque Silva (PSDB) como 1º secretário e Cidão Mendonça como 2º secretário recebe o apoio do Executivo, Rena confirma: “É essa que apoiamos”, diz o líder do governo na Câmara.
Apesar do apoio dos seis possíveis votos, ao contrário dos outros postos da Mesa Diretora, Seribeli teria um concorrente para a função de vice-presidente: o vereador Douglas Kato (PV). “Eu sairei como vice na eleição de hoje”, diz Kato.
Mesmo Seribeli afirmando que “ainda não há nada definido” em relação a uma possível mudança de cargos até as 18h desta sexta-feira, quando será a eleição da Mesa, o líder do governo na Câmara afirma que não deve haver alterações. “Segundo o que articulamos até o momento, a chapa será mantida”, conclui Rena.
Sem concorrência
O motivo de não haver concorrência para a eleição da Mesa Diretora é um acordo político costurado pelo Executivo quando da eleição do atual presidente Izaque Silva, no início de 2009, de que Alba Lucena seria a próxima líder do Legislativo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.