Da Redação
Em 11/11/2010 às 17:58
A Divisão de Saúde de Presidente Venceslau, por meio do Programa Beija-Flor, está realizando um trabalho de pesquisa e coleta de dados com a população idosa assistida pelos núcleos de terceira idade desenvolvidos pelos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município.
O objetivo é fazer um mapeamento sobre a relação entre a qualidade de vida e os cuidados com a saúde. O estudo está sendo feito pela fisioterapeuta da prefeitura, Maria Cristina Biral.
Nesta quinta-feira (11), o grupo da terceira idade do ESF da Vila Luiza passou por avaliação e entrevista. Estagiários do curso de técnico em enfermagem da Escola Técnica Estadual (ETE) auxiliaram na aplicação da pesquisa.
“Com este trabalho, queremos fazer uma análise mais aprofundada sobre a qualidade de vida dos idosos ligada à prática de atividades físicas e os cuidados gerais com a saúde”, explica Maria Cristina.
De acordo com a fisioterapeuta, uma avaliação semelhante já foi feita com os idosos da área central. A meta é estender a pesquisa para os outros ESFs da cidade já a partir do próximo ano.
No mapeamento, é utilizado o modelo de questionário desenvolvido pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), sediada no Rio de Janeiro. O caderno conta com perguntas relacionadas a hábitos de manutenção da saúde e lazer. Juntamente com o questionário, é feita uma entrevista informal, na qual os dados sobre a rotina de avaliações médicas, situação socioeconômica, entre outros, complementam a pesquisa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.