A partir do dia 17 de janeiro, a “Biblioteca Móvel” dará início a suas atividades. Oito bairros serão percorridos até março, incluindo os distritos. O primeiro deles será Ameliópolis, onde o veículo ficará até o dia 19. O ônibus adaptado inaugurado em outubro do ano passado tem como proposta percorrer locais longínquos e carentes da cidade. A intenção é democratizar o acesso a atividades culturais.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Sonia Aparecida Costa Vilela, o ônibus permanecerá nos bairros em pontos estratégicos, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Após visitar Ameliópolis, o veículo deve seguir para o distrito de Eneida, permanecendo no local entre os dias 24 e 27. Já entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro será a vez de Floresta do Sul conhecer o espaço.
Também no próximo mês, a biblioteca segue para Montalvão e ficará do dia 7 ao 10. Logo depois, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, quem recebe o ônibus é o Jardim Morada do Sol. “Nós teremos uma pausa para o Carnaval, para que a programação não seja prejudicada, mas passada as festividades o veículo volta a circular”, explica.
O itinerário, de acordo com a bibliotecária, será retomado no dia 28, no Ana Jacinta. Na sequência devem ser visitados os bairros Jardim Paraíso e Brasil Novo.
O ônibus adaptado, além dos cerca de 2 mil livros, dispõe de ambiente climatizado com ar-condicionado, TV, DVD, dois computadores para que as pessoas realizem pesquisas e tenham acesso à Internet, impressora, datashow, além de mobiliário (mesas e cadeiras) para atividades externas. Ao todo foram investidos cerca de R$ 450 mil. Por meio dele, a ideia é suprir a falta de estrutura em locais distantes. (Com assessoria de imprensa)