Da Redação
Em 13/09/2023 às 09:15
Livro faz parte do Projeto Douradinho – programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa dos rios
(Foto: Ricardo Abrahão/AI)
Incentivar a leitura para nossas crianças e adolescentes é fundamental para a construção de um futuro melhor. Desta forma, o autor Thiago Cascabulho chega ao município de Rosana nesta quarta e quinta (14 e 15) para seguir sua programação de conversas com mais de 350 alunos de quatro escolas municipais, que leram o seu livro “Amiga Lata, Amigo Rio”.
O livro faz parte do Projeto Douradinho – programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa dos rios que, em 2023, completou 21 anos de estrada e já passou por centenas de cidades de 18 Estados.
O projeto conta com patrocínio incentivado da CTG Brasil, concessionária de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema. Antes de cada visita do autor, as crianças recebem exemplares dos livros e uma cartilha pedagógica – mais de 3 mil exemplares já chegaram às escolas.
“No primeiro semestre fiz mais de 19 apresentações para mais de mil alunos no total. Pude ver e registrar os lindos trabalhos que foram feitos a partir da leitura do meu livro. Agora no segundo semestre a jornada promete ser ainda mais intensa, já que pretendo fazer mais 80 encontros em escolas”, comenta o autor Thiago Cascabulho.
O livro “Amiga Lata, Amigo Rio” tem como herói e protagonista um peixe da espécie Cascudo, que ganha o apelido de Douradinho depois que uma lata dourada brilhante fica presa em sua nadadeira. “Douradinho faz uma jornada de autoconhecimento.
No final, descobre seu lugar no mundo e aprende a importância da preservação do meio ambiente. A criança também faz sua própria jornada e leva para seu dia a dia o que viveu com a literatura
“O encontro com o autor é o momento mais especial do nosso processo. É quando as crianças e professoras têm a oportunidade de mostrar o que realizaram dentro e fora de sala de aula a partir da leitura do livro, diretamente para o autor; não há nada mais estimulante para incentivar o prazer pela leitura do que isso”, diz a educadora ambiental Laura Amorim, produtora executiva do programa.
Qualquer escola pode levar o "Douradinho" gratuitamente para suas turmas, já que todo o material, que inclui cartilhas, livros, vídeos e até desenhos animados, está disponível no site. O programa tem até EAD completo para professores, com um diploma de curso livre de 8 horas, certificado pela "Pedagogia para Liberdade".
Mais informações em: www.projetodouradinho.com.br/
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.