Da Redação
Em 08/08/2019 às 22:31
Compõem a programação do evento oficina de encadernação romana, ‘Slam da Ponta’ e bate-papo sobre história em quadrinhos
(Foto: Ruy Barbosa Jr.)
Com apoio cultural do Sesc Thermas, o Festival Literário de Presidente Prudente (Flitpp) chega a sua 10ª edição. O evento, realizado no Centro Cultural Matarazzo, de 10 a 18 deste mês, conta com programação gratuita que inclui oficinas, palestras, intervenções, bate-papos e lançamentos de livros.
Na segunda-feira (12), o poeta Sérgio Vaz participa do bate-papo ‘Literatura periférica’. Às 19h30, o agitador cultural que criou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) conta um pouco da sua trajetória, das suas obras e ideias, que contemplam ações direcionadas à divulgação de poesia nas escolas e outros espaços, encontro de leitores e escritores, cinema na laje do boteco e espaços para a produção cinematográfica alternativa.
Na quarta-feira (14), o público participa da palestra ‘Geração Beat’, com o poeta, ensaísta e tradutor Cláudio Willer. O autor de livros como “Geração Beat” (L&PM, 2009); “Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico” (L&PM, 2009); e “Dias ácidos, noites lisérgicas” (Córrego, 2019), apresenta um panorama sobre autores da chamada geração beat, o contexto e suas principais características.
Proteger e preservar o objeto livro sempre foi uma preocupação desde tempos muito remotos. Egípcios protegiam as bordas de seus rolos de papiro com tiras coladas; gregos e romanos costumavam envolvê-los em capas de pele.
E desta forma surgiram os princípios de encadernação. Na oficina ‘Encadernação romana’, que acontece em diversos horários da quinta-feira (15), os participantes vivenciam a produção de sua própria encadernação inspirada nas antigas práticas romanas.
Com o bate-papo ‘Sinapses Poéticas: Paulo Leminski por Chacal’, o poeta carioca Chacal, fundador da ‘Nuvem Cigana’ no Rio de Janeiro, conta como foi seu encontro com Leminski, além de trazer reflexões contemporâneas sobre a relevância estética, filosófica e sociocultural de suas obras. Ele também declama seus poemas e escritos preferidos do escritor curitibano. A conversa acontece na sexta-feira (16), às 19h30.
Mais atividades
A Cia O Curioso traz uma proposta diferente com a ‘Bicicleta literária’. Entre sábado e domingo, dias 10 e 11, a “biblioteca sobre rodas” circula pelo espaço com dois artistas que trazem consigo pequenas histórias contadas com livros diversos, além de um guarda-chuva com variados cartões com trava-línguas, um varal de parlendas e um buquê de flores (de origami), repleto de poesias.
O festival ainda conta com oficinas de livro brinquedo, marcadores de livros, redes sociais literárias, cartões pop up/ kirigami, criação de histórias no tablet para crianças, gerenciador livre de livros eletrônicos, ilustração com caricaturas e em aquarela, dentre outros.
Mas não para por aí. O público ainda participa da palestra ‘Leitura e inclusão: do livro impresso a outras plataformas’; do bate-papo ‘História em quadrinhos: como produzir?”; e do minicurso ‘Beats: outra forma de política”.
A programação proposta pelo Sesc se encerra com o ‘Slam da Ponta’, campeonato de poesia falada no qual os participantes têm até três minutos para sua performance com textos autorais, escritos ou de improviso. O júri é escolhido na hora e avalia as poesias apresentadas.
Tais batalhas seguem se multiplicando pelo mundo e têm papel fundamental na fruição das produções literárias periféricas. No caso do Slam da Ponta, realizado mensalmente em São Paulo, os poetas participam concorrendo a uma vaga para competições no âmbito nacional e internacional. Ele acontece no domingo (18), às 20h.
Lançamento de livros
No sábado (17), às 19h30, Ulisses Capozzoli, autor do livro ‘Um Fantasma Leva Você Para Jantar: do Cosmos ao GPS’, conduz um bate-papo sobre sua obra, uma narrativa inventiva e rica em informações.
Na ocasião, o jornalista, mestre e doutor em Ciências apresenta o conteúdo de seu livro digital homônimo lançado pelo Edições Sesc, no qual parte do uso dos já corriqueiros sistemas de geolocalização controlados por satélite para ilustrar como a ciência se revela em boa parte da vida cotidiana. Em seguida, às 21h, faz o lançamento de seu trabalho.
Já no domingo (18), o livro da vez é o ‘Prazeres e Pecados do Sexo na História do Brasil’. A partir das 18h30, o autor Paulo Sérgio do Carmo participa de uma conversa que traça a trajetória da vida sexual do povo brasileiro ao longo de cinco séculos. Às 19h30, acontece o lançamento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.