Da Redação
Em 18/06/2022 às 14:28
Thayna Batista lança segundo livro motivado por suas experiências com o tratamento, bulliyng e superação
(Foto: Cedida/AI)
Com 23 anos completados, dois livros e uma vida de experiências enobrecidas pela superação, autoconhecimento, empatia e uma vontade imensa de fazer a diferença no mundo. De Regente Feijó, Thayna Giovana Barbosa Batista foi diagnosticada com escoliose com apenas três dias de vida. Mesmo com todos os desafios, ela não permitiu que o prognóstico médico fosse um obstáculo para o desenvolvimento de suas habilidades, sonhos e projetos.
“Desde muito nova, aprendi a conviver com uma rotina de tratamento médico, exames, fisioterapia, cirurgia. Também usei colete ortopédico por quase dez anos, mas nunca me deixei abater por essas dificuldades”, afirma Thayna.
Graças ao apoio da família e de profissionais da saúde que a ajudaram ao longo de todo o tratamento, a autoestima de Thayna também foi sendo moldada para superar, inclusive, as situações de bulliyng pelas quais passou na escola.
“Não foram dias fáceis, mas eu precisava transformar esses momentos em aprendizado para mim e para outras pessoas que passavam pela mesma situação. Foi então que encontrei na escrita o caminho para compartilhar as minhas experiências de vida”.
Aos 20 anos, Thayna deu vida ao seu primeiro livro: “Para guardar do lado direito do peito”. “Foi nas páginas desse primeiro livro que pude expressar a minha trajetória desde o diagnóstico da doença, enquanto recém-nascida, o impacto do tratamento na minha infância e a cirurgia que me ‘proporcionou alguns parafusos a mais’”, lembra Thayna, fazendo referência aos pinos que foram colocados em sua coluna durante um procedimento cirúrgico e com os quais convive até hoje.
A cirurgia, aliás, trouxe melhor qualidade de vida à jovem que hoje tem uma rotina bem agitada. Trabalha como auxiliar administrativo na agência de atendimento da Energisa Sul-Sudeste, em Regente Feijó, e ainda sobra tempo para escrever, estudar, cultivar amizades, se relacionar e sonhar com um futuro ainda incerto, mas pautado pelo anseio genuíno de ajudar outras pessoas que sofrem com a mesma doença.
“Foi movida por esse desejo que escrevi o segundo livro, que será lançado justamente no ‘Junho Verde - Mês de Conscientização da Escoliose’. ‘A vida com alguns parafusos a mais’ é o nome da obra que retrata a minha luta contra a escoliose com as perspectivas profissional e familiar. Nele trago depoimentos do médico e do fisioterapeuta, e também da minha mãe, relatando as suas respectivas visões no meu processo de tratamento e recuperação”, adianta Thayna.
Caminho de oportunidades
Com participação em três edições do Simpósio Sulamericano da Escoliose, sendo que a última aconteceu no dia 3 de junho, a história da jovem despertou a atenção dos colegas de trabalho e, para o orgulho de todos, o seu segundo livro recebeu o patrocínio da Energisa Sul-Sudeste.
O lançamento será no dia 18 de junho, às 19h30, no Anfiteatro Municipal de Regente Feijó, e o livro estará à venda nas principais lojas e livrarias on-line do país.
“Fiquei imensamente feliz e grata por esse apoio, principalmente porque é no trabalho que personifico as minhas experiências e as transformo em empatia, solidariedade e atenção às necessidades de cada pessoa que busca nosso atendimento no dia a dia”.
Além dessa relação com colegas de trabalho e clientes, Thayna destaca a satisfação de pertencer a uma empresa em que “a sua condição física não determina o seu profissionalismo”.
“Aqui, eu e os outros colaboradores que também são PCDs [pessoas com deficiência] nos sentimos integrados e parte de um grupo, com as mesmas oportunidades de desenvolvimento profissional. Não somos ‘uma cota’ a ser cumprida, somos profissionais que, independentemente de suas deficiências, contribuem para o sucesso da empresa”, finaliza.
Para saber mais sobre a Thayna, acesse o perfil no Instagram: @thaynaescritora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.