Da Redação
Em 15/06/2015 às 17:58
Lançado pela Editora Unesp, o livro "Espaços fechados e cidades: insegurança urbana e fragmentação socioespacial" recebeu o o Prêmio "Ana Clara Torres Ribeiro" de melhor livro, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa Urbana e Regional (ANPUR), que engloba as áreas de Economia, Arquitetura, Urbanismo, Sociologia e Geografia.
No livro, da historiadora Eda Maria Góes e da geógrafa Maria Encarnação Beltrão Sposito, professoras da Unesp de Presidente Prudente, o espaço não é mero coadjuvante, mas determinante das demais dimensões da vida urbana, como a social, a econômica, a política e a cultural.
A partir dessa visão, as autoras desta obra foram investigar as causas e consequências da implantação de condomínios fechados residenciais de acesso controlado nas cidades paulistas. Elas examinaram o fenômeno em três cidades médias (Presidente Prudente, Marília e São Carlos), considerando a hipótese de que a tendência de segregação está se expandindo e aprofundando, principalmente em consequência da percepção da insegurança urbana.
O estudo demonstra que os condomínios fechados influenciam ainda a tendência de expansão dos tecidos urbanos, fato verificado nas três cidades avaliadas. As novas estruturas espaciais levam à redefinição das relações entre centro e periferia, por exemplo, e também das práticas espaciais dos habitantes das cidades, revelando novas relações entre a sociedade e o espaço.
"É a primeira vez que uma obra da área de Geografia recebe esta importante premiação", afirma Maria Encarnação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.