Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto 'Leia no Leito' entrega livros obtidos em doação ao HR

Da Redação

Em 02/05/2022 às 22:23

Próxima etapa contemplará a humanização do processo de internação nos setores de pediatria e hemodiálise

(Foto: Homéro Ferreira/Unoeste)

O projeto de leitura para a humanização do processo de internação de pacientes em hospitais teve nesta semana mais uma etapa concluída. Foi realizada a entrega ao Hospital Regional (HR) “Domingos Leonardo Cerávolo” de livros obtidos em doação feita pela comunidade acadêmica da Unoeste e gibis pelo Instituto Maurício de Sousa. 

A próxima etapa do projeto 'Leia no Leito' teve início nesta segunda-feira (2), com voluntários fazendo leituras para pacientes da pediatria e hemodiálise, conforme anuncia a autora da iniciativa, a estudante de medicina Mariana Fernandes Esteves.

Estão envolvidos no projeto o programa Anjos da Unoeste e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (Nedhu), vinculado ao Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidp). 
Conforme a Dra. Regina Gioconda de Andrade, coordenadora do curso de Psicologia e integrante da equipe gestora dos Anjos, as etapas anteriores foram de divulgação da captação de voluntários, capacitação dos que se inscreveram para voluntariar e a campanha de arrecadação de livros.

Os livros foram obtidos em doação nos pontos de arrecadação instalados nas bibliotecas dos campi 1 e 2, em Presidente Prudente. "São centenas de livros infanto-juvenis e para adultos; sendo que a sua expectativa é de que a arrecadação tenha continuidade", diz.  

A autora da iniciativa do projeto recebeu os livros na brinquedoteca da ala de pediatria do HR, manifestou gratidão aos doadores. Agradecimento especial foi feito à Aline Oliveira de Araújo que fez contato com o Instituto Maurício de Sousa e recebeu em doação uma caixa de gibis da Turma da Mônica.

“Com a coletividade e a união de todos é que o projeto Leia no Leito está sendo realizado”, comenta Mariana. Ela conta que já existe escala inicial para a atuação dos leitores. "São cerca de 80 voluntários, estudantes de cursos da área de saúde". 

Procedente de Marília, Mariana diz que deverá deixar Prudente ao final do curso, mas que continuará ligada ao projeto, dando sua contribuição em diferentes momentos. 

Espera poder contar novamente com a colaboração da fisioterapeuta Simone de Lima, do projeto Viva Marília, que tem expertise em contação de histórias e aceitou o convite para ajudar na capacitação do projeto Leia no Leito, em março deste ano. Também foi em março que teve início a campanha de arrecadação de livros. 

As ações do projeto são publicadas no Instagram @leianoleito.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.