Da Redação
Em 15/10/2018 às 10:30
“Estação da Língua Portuguesa” fica em cartaz no Centro Cultural Matarazzo de 24 de outubro a 1º de dezembro; a entrada é gratuita
(Foto: Cedida/AI/Micaela Wernicke)
A mostra itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa - atualmente em reconstrução -, chega a Presidente Prudente. A exposição ficará em cartaz de 24 de outubro a 1º de dezembro, no Centro Cultural Matarazzo.
“Durante a viagem pelo estado, públicos de diferentes regiões puderam viver de perto a experiência do Museu. Todos ainda estão convidados a prestigiar a história do nosso maior patrimônio vivo: o idioma”, declara o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.
O totem, com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo da mostra, o segmento "O que nos une e o espaço Mundo Lusófono" foram especialmente pensados e produzidos para essa itinerância.
A mostra também conta com acessibilidade: o Mapa do Mundo possui informações sobre os países que falam português em Braille; os vídeos Culinária e Dança, a Linha do Tempo e os Falares Paulistas possuem recursos de leitura em Libras.
“A exposição utiliza recursos tecnológicos, interativos, som, imagem e acessibilidade para contar a história da língua portuguesa de uma forma inédita”, explica o arquiteto Fernando Arouca.
A mostra gratuita, que será aberta para convidados no dia 23 de outubro às 19h, e para o público no dia seguinte às 8h30, ficará em cartaz até 1º de dezembro, de segunda a sábado, das 8h30 às 20h.
A Estação da Língua Portuguesa também receberá grupos e escolas para visitas monitoradas. Para agendar, basta entrar em contato de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelo telefone: (18) 3226-3399 ou pelo e-mail [email protected].
Museu em reconstrução
O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício (concluída), o restauro dos pátios e torreões, a obra do interior do prédio.
Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.