Da Redação
Em 16/05/2023 às 22:09
Instituições percorreram o Calçadão colhendo assinaturas do público e dos trabalhadores do comércio contra projeto de lei
(Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas)
O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Presidente Prudente realizaram, na tarde dessa terça-feira (16), um ato público contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a estas Instituições para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil.
Trabalhadores das instituições, bem como frequentadores, alunos, artistas e parceiros da população em geral se juntaram para percorrer o Calçadão da Maffei para, ao mesmo tempo em que levavam números circenses e artísticos, sensibilizar o público e os trabalhadores do comércio sobre o projeto e as consequências para as ações de Sesc e Senac caso ele seja aprovado.
Na ocasião, foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur, documento que já conta com mais de 660 mil adesões, para dar sustentação aos argumentos contrários à aprovação, demonstrando que a sociedade valoriza e teme que a supressão de recursos inviabilize os serviços a que ela tem direito.
Os interessados ainda podem assinar a petição a favor das instituições no site https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac
A PLV 09/2023 tramita neste momento no Senado Federal, e está pautada para discussão e votação nesta quarta-feira (17).
“É importante que esta mobilização possa se multiplicar e gerar o resultado esperado junto aos parlamentares para que o trabalho de mais de 70 anos destas entidades continue a ser valorizado e incentivado”, frisa a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.
Em todo país
A mobilização de Sesc e Senac em Presidente Prudente fez parte de uma ação nacional, denominada “Dia S”, que ocorreu nesta terça-feira (16) com atos públicos em todas as capitais do país e em diversas cidades do interior.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) destaca o fato de que o valor apontado pela Embratur como suposto “superávit” do Sesc e do Senac já está comprometido com obras de manutenção ou início de novas unidades por todo o país.
O orçamento de 2023 foi pactuado pelo Conselho Fiscal do Sesc e do Senac, formado por sete entes, sendo quatro lideranças do governo federal, dois de entidades empresariais e um representante da classe trabalhadora.
Os recursos foram empenhados para uso previamente determinado e de conhecimento de todos, inclusive, do governo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.