Da Redação
Em 20/05/2024 às 20:20
Na parte interna do ginásio, foi feita a remoção do piso antigo da quadra e a regularização do contrapiso
(Foto: Rodolfo Viana/Secom)
Com a troca dos pisos em fase final, as obras de revitalização do Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi de Presidente Prudente, localizado no Jardim Aviação, atingem 60% de conclusão.
Na parte interna, foi feita a remoção do piso antigo da quadra e a regularização do contrapiso para receber o novo material.
A revitalização do complexo esportivo compreende na implantação do piso esportivo conhecido como “piso flutuante” de madeira, que consiste em placas retangulares em madeira, colados em um sistema de amortecimento constituído por placas de compensado fenólico, sobre um vigamento de madeira com amortecedores de borracha laprene.
Na etapa final, ainda será feita a aplicação de verniz e pintura de demarcação da quadra poliesportiva.
Várias etapas
Desde que teve início, já foram finalizadas várias etapas, como pintura total externa e interna, reforma das arquibancadas, aplicação de silicone das juntas de dilatação, reparos na cobertura com desobstrução de condutores verticais de água pluvial, impermeabilização de calhas em concreto e tamponamento de furos nas telhas.
Iniciada no ano passado, a reforma sofreu paralisação por falta de dinheiro para a troca do piso. Inicialmente, a obra era avaliada em R$ 966.002,16.
Pela terceira vez
Primeiro equipamento poliesportivo construído em Presidente Prudente, o Ginásio Municipal de Esportes ‘Watal Ishibashi’ enfrenta sua terceira reforma geral em 20 anos.
Inaugurado em 25 de maio de 1968, o ginásio leva o nome do ex-prefeito que foi responsável pela sua construção.
Considerado por esportistas como a 'casa do esporte', o local conta com capacidade para 4 mil pessoas, possui alojamento, cabine para rádio e televisão, além de vestiários e quadra poliesportiva.
Em 55 anos de história, contou com atletas de renome desfilando em quadra, como Magic Paula e Hortência.
O Ginásio Municipal já abrigou eventos de grande porte como Campeonato Mundial de Basquete Júnior, torneios internacionais de judô, cerimônias de Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior (JAIs), Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), lutas de MMA e campeonatos de diversas modalidades esportivas.
Foi palco de diversos títulos conquistados por equipes prudentinas em campeonatos de basquete, futsal e vôlei.
Em desuso nos últimos anos devido à falta de manutenção, o Ginásio ‘Watal Ishibashi’ 'ganhou' problemas em sua estrutura, como nova goteiras, assoalho solto, rachaduras, entre outros.
Esta será a terceira reforma de grande porte no local em apenas 20 anos. A primeira delas foi em 2004, durante a gestão do ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho, quando o ginásio foi reformado por inteiro englobando a quadra, vestiários e toda a instalação elétrica após passar anos fechado.
Em 2011, sofreu nova intervenção com troca de telhado, pintura geral e recuperação do piso de madeira para a abertura dos 55º Jogos Regionais.
Na ocasião, a reforma também atendeu as normas das modalidades habitualmente praticadas no ginásio: basquete, vôlei, handebol, futsal e ginástica. Por fim, novas tabelas de basquete foram instaladas, acionadas por controle remoto para o controle de altura.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.