Da Redação
Em 11/10/2021 às 17:42
Yuki Roberto Rodrigues, 19 anos, teve seu primeiro contato com o badminton em 2016
(Foto: Cedida/AI)
Depois de quase um ano de preparação em meio à pandemia, o atleta do Sesi de Presidente Prudente, Yuki Rodrigues, encerrou sua participação no 6º Campeonato Brasileiro de Parabadminton com medalha de ouro na disputa individual e bronze em dupla. O evento foi realizado no fim de semana, no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.
Para alcançar a medalha dourada no individual, Yuki precisou suar a camisa. “Ele teve cinco jogos duríssimos, contra atletas muito bem preparados. Na final, ele encarou o atual campeão panamericano, com a partida durando quase uma hora. Então, essa medalha tem um peso muito grande para ele”, diz Mayara Bressanin, técnica do paratleta e da equipe de Badminton do Sesi Prudente.
“O Campeonato Brasileiro serve para que o atleta pontue para o ranking nacional, que serve para indicar os melhores em cada categoria para competições internacionais como panamericano e até mesmo paralímpiadas”, pontua.
Nas duplas, o caminho também não foi fácil e, por pouco, Yuki quase ficou de fora da disputas pela medalha. Após quatro jogos, o seu parceiro sentiu uma lesão. “Como no badminton não existe disputa de terceiro lugar, eles acabaram ficando com o bronze”, explica Mayara.
Trajetória
O sul-matogrossense Yuki Roberto Rodrigues, 19 anos, teve seu primeiro contato com o badminton em 2016, por intermédio do professor Roney Araújo.
Após deixar o atletismo, Yuki se aprofundou na modalidade, chegando a disputar campeonatos estaduais. “Foram muitas dificuldades enfrentadas, estrutura, recursos, mas sou muito grato ao professor Roney por ter confiado em mim”, diz o atleta.
Em 2020, surgiu a oportunidade de treinar no Sesi de Prudente, mas a pandemia fez os planos serem adiados. Porém, sua chegada ocorreu apenas este ano. “Eu digo que essas medalhas são apenas o começo, teremos muitas conquistas”, encerra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.