Da Redação
Em 20/06/2024 às 22:30
Pista de atletismo conta com mantas moldadas in loco cobertas com revestimento de borracha EPDM de alto desempenho e absorção de impacto
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)
Após dois anos de obras e paralisações, a reforma da Pista de Atletismo e de Aquecimento “Mário Covas” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT Unesp) de Presidente Prudente foi inaugurada, em cerimônia que contou com ex-atletas e autoridades nessa quinta-feira (20).
Será um ponto de convergência, não apenas para nossa universidade, mas para a comunidade de Presidente Prudente, com o avanço da pesquisa, ensino e extensão, além de se constituir em um importante espaço de revelação de atletas de alto nível", diz o vice-diretor da FCT, o professor Dr. Ricardo Pires de Paula.
A pista de atletismo foi construída com verba federal, em 1980, para abrigar os Jogos Abertos do Interior e, em 2002, passou pela última reforma. Após 20 anos de uso, as reformas tiveram início em junho de 2022.
A obra custou, no total, R$ 6.122.528,77, sendo executada pela empresa Recoma, a mesma que desistiu da reforma - que já tinha começado - do Centro Olímpico de Presidente Prudente.
As melhorias
Com as obras, a pista tem hoje a certificação classe 2 da World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o órgão que gere o atletismo a nível mundial), atendendo à exigência do Ministério do Esporte.
Com 400 metros oficiais, a pista oval conta com seis raias, enquanto a reta principal possui oito, que pode receber qualquer tipo de corrida: rasa, revezamento, com barreiras e com obstáculos.
O espaço ainda possui uma reta adjacente à pista, costumeiramente utilizada para que os atletas possam treinar largada.
Além das provas de velocidade, também há um espaço dedicado e trabalhado para a prática do salto com vara, salto triplo, salto em distância, arremessos de martelo e disco e lançamento de dardo.
A pista de atletismo conta com mantas moldadas in loco cobertas com revestimento de borracha EPDM de alto desempenho e absorção de impacto - tecnologia de padrão internacional em pista de atletismo.
Demora na entrega
Três aditamentos foram solicitados pela Recoma no decorrer das obras, previstas para serem concluídas em agosto de 2023. No primeiro, os engenheiros da empresa justificaram a necessidade de um novo prazo (outubro de 2023) devido a várias tarefas adicionais que precisavam ser concluídas para garantir a adequação da pista às especificações técnicas.
Entre essas tarefas estavam: a instalação adequada dos locais para os reservatórios e a casa de bombas do sistema de irrigação, o plantio da grama da espécie “batatais” na área externa da pista, a alteração da bitola dos cabos elétricos para a alimentação das bombas do sistema irrigação, e por fim, a instalação de canaletas de água pluvial e meio-fio na pista de aquecimento.
No segundo pedido de prorrogação, a Recoma apontou problemas técnicos observados durante o teste do sistema de irrigação do gramado interno da pista. A pressão e a vazão da água não atendiam aos requisitos necessários para garantir a “pega” inicial da grama e sua manutenção em condições adequadas.
Em resposta a essas questões, a Sabesp foi contactada para realizar uma nova ligação da rede de água. Adicionalmente, verificou-se a necessidade de instalar um autotransformador para a alimentação elétrica do sistema de irrigação. Devido a isso, a entrega da obra foi prorrogada para 3 de janeiro de 2024.
Em 12 de dezembro de 2023, a Recoma solicitou um terceiro aditamento devido às chuvas que prejudicaram a execução do piso de borracha dentro da técnica recomendada e impediram a colheita da grama a ser transplantada no centro da pista. Desta forma, a nova data de entrega foi ajustada para 2 de fevereiro de 2024.
A pista foi parcialmente liberada para treino dos atletas em 6 de fevereiro de 2024. A decisão foi tomada após vistoria técnica e recebimento provisório da pista pela Coordenadoria de Engenharia e Sustentabilidade/Reitoria da Unesp.
No termo de recebimento provisório, foram listados ajustes necessários que a Recoma deveria realizar. Em 7 de fevereiro, a direção da FCT se reuniu com representantes de atletas e do Departamento de Educação Física para discutir a liberação parcial da pista e o convênio com a Prefeitura de Presidente Prudente, visando formalizar a parceria e retomar os treinos no fim de semana subsequente.
Em 26 de março deste ano, a Recoma fez a entrega provisória da obra. A partir desta data, começaram as últimas vistorias necessárias para a conclusão dos trabalhos. A obra foi oficialmente entregue em 2 de maio. Contudo, há reparos para serem realizados pela construtora no piso da pista.
No segundo semestre deste ano já estão previstas competições na pista, que serão anunciadas em breve.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.