Da Redação
Em 02/07/2025 às 12:53
Recentemente, foram necessários 900 caminhões para a limpeza completa da unidade do Jardim Sabará, que está fechada
(Foto: Arquivo/Secom)
Até o fim deste mês, a Prefeitura de Presidente Prudente pretende finalizar o processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável em manter dois ecopontos em atividade na cidade. Atualmente, nenhum está funcionando.
O assunto foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal, nesta terça-feira (1º). Na ocasião, houve a apresentação do projeto sobre a contratação de empresa especializada para implantação, operação e gestão dos ecopontos.
O projeto foi apresentado pelo assessor de secretaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), Bill Paschoalotto. Acompanharam a audiência o secretário da pasta, Wilson Portella, e os vereadores Demerson Dias, Sara Lopes, Cesar Saito (Babu) e Edu da Padaria. Também estiveram presentes empresas interessadas no assunto.
Conforme dados apresentados, recentemente, foram necessários 900 caminhões para a limpeza completa da unidade do Jardim Sabará, que está fechada. Segundo Paschoalotto, a demanda aumentou consideravelmente nos últimos anos, concomitantemente aos pontos de descarte irregular na cidade, que hoje somam 200, aproximadamente. Uma das explicações é a facilidade de troca dos itens de consumo, como móveis, por exemplo, que são descartados em locais inapropriados.
“Todo esse material depositado em vias e sem destinação correta tem um custo operacional elevado, pois não há uma equipe para atender essa demanda, o que acarreta muitos problemas, como doenças, oneração do patrimônio, degradação da imagem da cidade e descumprimento das Diretrizes do Plano Nacional”, explica.
Segundo ele, o modelo é planejado desde 2024, com base em exemplos de cidades como Jundiaí e Americana, que já operam com ecopontos terceirizados. O valor estimado da contratação é de R$ 1.162.000,00, com vigência de 12 meses, para a gestão das duas unidades: uma no Jardim Sabará e outra no Distrito Industrial, que devem operar todos os dias da semana, das 7h às 19h.
“Nosso objetivo é a redução dos pontos de descarte, redução dos custos de limpeza e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.
O edital deve ser publicado na próxima semana. A previsão é de que o processo licitatório seja finalizado até o fim do mês. O critério de julgamento será por menor preço global, que será licitado via pregão eletrônico.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.