Da Redação
Em 27/05/2014 às 17:11
Gustavo começou a praticar o atletismo em 2009. Em 2010, foi diagnosticado com ceratocone
(Foto: Cedida)
O atleta paralímpico Gustavo Henrique Araújo, 21 anos, da equipe de atletismo Fundacte/Semepp de Presidente Prudente, fez bonito no Rio de Janeiro, durante a Etapa Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias de Atletismo.
Na oportunidade, o prudentino venceu três provas em que disputou na classe T-13 (baixa visão) – 100m, 200m e 400m – com tempos que o habilitaram para a disputa das três etapas nacionais do ano.
Gustavo começou a praticar o atletismo em 2009. Em 2010, foi diagnosticado com ceratocone, que afeta a córnea e causa a perda gradativa da visão. Em princípio, o atleta iniciou o tratamento e seguiu com a prática do atletismo.
Porém, quanto mais reduzida ficava a sua visão, maior as dificuldades. “Era desclassificado o tempo todo por invadir outras faixas nas provas. O tempo ia subindo também porque prestava muita atenção onde pisava e acabava perdendo potência na corrida”, resumiu. Após dois anos de dificuldades nos treinos e provas, Gustavo foi convidado pelo técnico Isaque Augusto, em Prudente, para competir entre atletas paralímpicos.
Esta foi a primeira vez que o velocista garantiu vaga nas etapas nacionais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.