Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jerusa dos Santos mira pódio e novo recorde no Parapan-Americano

Sérgio Borges

Em 21/11/2023 às 06:00

Dupla participa das provas dos 200 m, 100 m rasos e revezamento 4x100 m

(Foto: Jerusa dos Santos/Cedida)

A velocista paralímpica e recordista mundial radicada em Presidente Prudente, Jerusa dos Santos, e seu atleta-guia, o prudentino Gabriel Garcia, abrem as disputas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta terça-feira (21). A atleta de 41 anos vai representar o Brasil em três provas: nos 200 m, 100 m rasos e revezamento 4x100 m.

Esta é a quarta participação de Jerusa em um Parapan-Americano. A velocista acreana já deixou sua marca na competição ao conquistar medalha de prata nos 100m e nos 200m (Guadalajara, México, 2011), medalha de bronze nos 100m e nos 400m (Toronto, Canadá, 2015) e medalha de ouro nos 100m e nos 200m (Lima, Peru, 2019). 

As competições seguem até sexta-feira (24).

Sonhando alto

Este ano, Jerusa sonha com o lugar mais alto no pódio em Santiago. Em julho, no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França, a atleta se tornou bicampeã mundial paralímpica ao terminar a prova dos 100 metros rasos em 11s86 e conquistar, ao lado de Gabriel, a medalha de ouro da categoria T11, além do primeiro lugar nos 200 metros.

Primeira atleta cega a correr os 100m abaixo dos 12 segundos e recordista mundial nos 100m pela classe T11, com o tempo de 11s83, Jerusa comenta sobre a felicidade por representar o Brasil mais uma vez nos Jogos Parapan-Americanos, mesmo sem as condições ideais de treino, por conta da reforma da pista de atletismo da Unesp de Prudente. 

“Sei que não vai ser fácil, não só pelo nível dos atletas das Américas, mas também devido as condições de treinamento, que não estavam sendo muito adequadas. Não estou reclamando, só enfatizando que, onde a gente está treinando – em piso de concreto, na pista de ciclismo, no Parque do Povo da cidade - não está muito adequado para treinos de velocidades que são as minhas provas”.

Foto: Cedida/Luiz Henrique Barbosa

Buscando melhorar a performance a cada prova e visando terminar a temporada em alto nível, a atleta, que conheceu o esporte paralímpico aos 19 anos a convite de um amigo também deficiente visual, está focada em trazer um novo recorde para o país.

“Nossas expectativas são as melhores. Estou bastante confiante, estou bem e o Gabriel também. Nós estamos acreditando que vamos conseguir bater o nosso próprio recorde da competição nos 100 m, que é a prova que eu considero a principal. O recorde Parapan-Americano é nosso e a gente acredita que consiga melhorar esta marca”, disse Jerusa. 

Para o treinador e esposo de Jerusa, Luiz Henrique Barboza da Silva, tanto a velocista como o atleta-guia Gabriel Garcia, chegam na maior competição paralímpica do continente americano com condições de serem protagonistas de bons resultados para o Brasil. 

“A nossa ideia é trabalhar com foco em conquistar as duas medalhas de ouro, nos 100 m e 200 m. Com isso, vamos tentar quebrar o recorde Parapan-Americano e com grande chance de quebrar o recorde mundial também nos 100 m. Certamente, pela preparação e nível de sintonia, Jerusa e Gabriel estão em Santiago para fazer uma prova dos 100 m bem forte”, disse Luiz.

Convocados

De olho em manter a hegemonia do país, como líder do quadro de medalhas desde a edição do Pan do Rio 2007, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 324 atletas de 17 modalidades para representar o país em Santiago. 

Foram chamados também 10 atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. Esta é a maior delegação paralímpica brasileira na história dos Jogos Parapan-Americanos. (Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.