Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente é 45ª cidade mais desenvolvida do país, aponta Índice Firjan

Emprego & Renda e Educação revelam crescimento alto, diz pesquisa

ROGÉRIO MATIVE

Em 08/05/2025 às 15:18

Entre as três áreas analisadas, a cidade se destaca em duas delas: Emprego & Renda e Educação

(Foto: M2 Comunicação)

Presidente Prudente é o 45º município mais desenvolvido do país, de acordo com dados da nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nesta quinta-feira (8).

A pesquisa também aponta a capital do Oeste Paulista como a 28ª cidade do Estado com melhor índice de desenvolvimento. O estudo reúne dados oficiais até 2023 e avalia três áreas fundamentais que indicam o nível de desenvolvimento das cidades: emprego e renda, saúde e educação. 

A pontuação vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor o resultado. O índice classifica os municípios em quatro categorias: desenvolvimento crítico (inferior a 0,4), baixo (entre 0,4 e 0,6), moderado (entre 0,6 e 0,8) e alto (acima de 0,8).

No total, foram analisados mais de 5.500 municípios brasileiros. Presidente Prudente obteve índice de 0,8490, ou seja, na faixa de alto desenvolvimento.

Peso no índice

Em Emprego e Renda, o IFDM analisa estatísticas relacionadas com absorção da mão de obra formal, PIB per capita, diversidade econômica, participação dos salários no PIB, percentual de desligamentos voluntários e taxa de pobreza.

Em Saúde, são considerados dados de pré-natal, gravidez na adolescência, internações sensíveis à Atenção Básica e por doenças relacionadas a saneamento inadequado, óbitos infantis evitáveis, cobertura vacinal e proporção de médicos disponíveis para cada mil habitantes.

Em Educação, a pesquisa abrange informações sobre adequação da formação de professores, oferta de ensino em tempo integral, taxa de atendimento escolar a crianças de zero a três anos, taxa de abandono, distorção idade-série e números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Entre as três áreas analisadas, a cidade se destaca em duas delas: Emprego & Renda, com índice de 0,9233, e Educação, com 0,8327, ambos na faixa de alto desenvolvimento. 

Já o setor da Saúde ficou na faixa moderada, com 0,7910.

Passou Prudente

Na região do Oeste Paulista, a cidade de Dracena ganhou o maior destaque. De acordo com o IFDM, o município com pouco mais de 45 mil habitantes aparece na 29ª colocação nacional e na 18 estadual ao somar o índice de 0,8551.

Em todo país, oss três mais bem avaliados pelo estudo são Águas de São Pedro (SP, com 08932), São Caetano do Sul (SP, com 0,8882) e Curitiba (PR, com 0,8855). 

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.