Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Lenda do futsal: técnico Bassan morre aos 79 anos

Siga Mais | Redação

Em 24/01/2020 às 21:51

Bassan foi referência no esporte de Adamantina e região

(Foto: Arquivo/Jair Cabeça)

Um dos ícones do futsal do Interior, Antônio Libarino Bassan morreu nesta sexta-feira (24), aos 79 anos, em Adamantina. O ex-treinador enfrentava problemas de saúde.

O corpo do esportista será velado no Velório Municipal de Adamantina, com previsão de sepultamento para 10h30 deste sábado (25).

Nasce uma lenda

Bassan nasceu em Gália, em 1941. Porém, foi em Adamantina que marcou seu nome no esporte como jogador e treinador.

Em 2011, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de “Cidadão Adamantinense”.

Trajetória no futebol

Nascido em 1941, o faro de gol de Bassan começou a ser visto em sua adolescência, em 1957 quando iniciou a carreira no Palmeirinha, de Adamantina. Defendeu também Associação Atlética de Adamantina, Dracena, AA Osvaldo Cruz, Banfield, da Argentina, e Guarani de Adamantina (de 1964 a 1974, onde se sagrou campeão da 3ª e 2ª divisão de profissionais pelo famoso Bugre Adamantinense).

Bassan foi também um grande cobrador de faltas. Certa vez, em uma partida pela terceira divisão do Campeonato Paulista em que o Guarani bateu o Flórida Paulista por 6 a 2, fez quatro desta forma. Repetiu a dose em um jogo amistoso em que o Dracena goleou o Tupã por 4 a 1.

Pai do futsal

No futsal, Bassan foi o "pai do futebol de salão" na região, formando atletas e com eles trazendo as mais altas conquistas. Junto à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina, desenvolveu por muitos anos escolinhas de futsal e foi técnico local, levando a cidade a conquistar dezenas de títulos, premiações e reconhecimento.

As conquistas também aconteceram em outras cidades onde atuou, o que evidencia sua liderança e capacidade profissional, características que marcaram sua carreira e o tornaram referência para diversas gerações.

Em Presidente Prudente, comandou o time da Rádio Diário AM na disputa do Campeonato Paulista da Série Ouro, enfrentando fortes equipes como GM, Wimpro, São Paulo, entre outros, no certame de 1999.

Bassan foi técnico do Edu Dracena

No final de 2016, Bassan esteve com o jogador Edu Dracena em um encontro de amigos. Na oportunidade, o atleta elogiou o treinador e reconheceu a contribuição que o mestre deu para sua formação esportiva no período em que jogava o futsal.

Edu Dracena e técnico Bassan em entrevista ao jornalista José Mário Toffoli | Foto: Arquivo/Rildo Xapurí

“Foi uma pessoa muito importante para mim. Ensinou bastante”, disse, na ocasião.

Alguns títulos conquistados por Bassan no futsal

Bassan conquistou, entre as categorias de base, juvenil e principal, 51 medalhas de ouro para Adamantina. Foi nove vezes campeão dos Jogos Regionais, sendo seis delas por Adamantina, uma por Dracena, uma por Marilia e outra por Presidente Prudente.

Pentacampeão da Copa TV Fronteira de Futsal afiliada da Rede Globo, 4 títulos por Adamantina e uma por Marabá Paulista em 2002. Campeão da Copa Record de Futsal em 2008.

Tricampeão Paulista Juvenil, duas vezes por Adamantina e uma por Dracena. Campeão do Quadrangular Internacional Cidade de São Bernardo pela Seleção Paulista do Interior. (Com Siga Mais)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.