Da Redação
Em 12/11/2022 às 10:44
Temas abordados têm objetivo de promover subsídios teóricos e práticos para professores e estudantes no que diz respeito à integração no esporte e lazer
(Foto: Maila Alves/Sesc)
O 6º Seminário de Esportes e Lazer para Pessoas com Deficiência, promovido pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, ocorre até este domingo (13) e conta com ações formativas, minicursos e vivências com momentos de convívio, na perspectiva das práticas de lazer.
A ação, que ocorre a cada dois anos, teve início na última quarta-feira (9) e vem promovendo encontros que oferecem elementos teóricos e práticos, visando a atualização de profissionais e estudantes da área do esporte e lazer.
O público tem a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências únicas durante as atividades, como o basquete 3X3 sobre rodas, intervenções sensoriais, tecnologia e jogos voltados para o desenvolvimento de alunos com deficiência, skate adaptado e muito mais.
“O grande diferencial desta edição do seminário, além de ter ações formativas com os workshops, foi reforçar as ações de lazer, criando pontos de encontro entre pessoas com e sem deficiência, contemplando práticas esportivas e culturais”, enfatiza Daniel Yonashiro, animador sociocultural e técnico de referência do seminário no Sesc Thermas.
Paola Klokler, atleta de basquete sobre rodas da Seleção Brasileira feminina e uma das palestrantes do evento, destaca a importância de quebrar barreiras quando o assunto é a pessoa com deficiência no esporte e que, apesar das limitações, uma conquista não deve ser vista como uma superação, mas é preciso pensar em fazer com que as coisas aconteçam com igualdade.
“Eu não gosto de ser vista como superação. Isso aqui é o meu trabalho e eu gosto de ser vista por ele, por aquilo que eu treino e não pela deficiência em si. Eu gosto que as pessoas me olhem jogando e vejam uma atleta que treina em alto nível e não a cadeira de rodas, não a deficiência”, comenta Paola.
Stephanie Owens Coelho, estudante de educação física e pessoa com deficiência visual, pretende ser professora na área. Ela comenta que foi importante conhecer o lado pedagógico de como criar jogos para pessoas com deficiência para um dia poder aplicar na carreira.
“Notar as pessoas com deficiência participando [do seminário] é gratificante, porque eu percebi que é possível fazermos parte da sociedade também, pois geralmente acabamos excluídos. E eu acho importante que o Sesc está sempre buscando conscientizar outras pessoas, principalmente através de diversas modalidades esportivas, sendo possível adaptar e fazer com que a gente faça parte”, relata Stephanie.
O evento tem o encerramento marcado para este domingo, mas as ações continuam para os participantes, principalmente por meio das atitudes pessoais e coletivas.
“Esses eventos geram uma continuidade nas pesquisas e nos contatos entre os profissionais que estiveram presentes no seminário, promovem esse espaço de convivência, das trocas de experiências, envolvendo pessoas com deficiência como eu e também as pessoas sem [deficiência]”, comenta Cláudio Rubino, licenciado em Educação Artística e bacharel em Artes Visuais, e que atua há 22 anos como educador e idealizador de programas de acessibilidade em equipamentos culturais.
Serviço
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.