Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ioga do Sesc traz aula focada no alívio dos sintomas de ansiedade e pânico

Da Redação

Em 13/11/2020 às 10:53

Videoaula ‘Ioga para acalmar’ vai ao ar pelo canal da unidade no Youtube

(Foto: Arquivo/Sesc)

Aperto no peito, falta de ar, vertigens, dores gástricas. Esses são alguns sintomas da crise de pânico, momento em que a ansiedade atinge o seu ápice. Ainda em 2019, dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e replicados pela Veja, apontavam que o Brasil era o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, totalizando 18,6 milhões de brasileiros, 9,3% da população.

Frente à pandemia da covid-19, essa realidade se repete e pode ser agravada. Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre maio e julho deste ano, revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa em meio à pandemia, potencializando e até mesmo desenvolvendo os sintomas.

Com foco no alívio dos sintomas, o Sesc Thermas de Presidente Prudente traz para a próxima edição do Ioga para Todos [em casa] uma videoaula focada em promover o relaxamento profundo, por meio da permanência das posturas ou asanas.

“É uma prática de ioga restaurativo que trabalha a soltura dos braços, quadril e pernas. São exercícios menos dinâmicos, porém, focados no tempo de permanência em cada postura e atenção na respiração. Quando a gente precisa acalmar, é difícil saber como, então, essa prática serve como intermediária entre a calma e a pessoa que precisa dela”, revela a professora Elys Couto.

Com o objetivo de acessar esse estado de calmaria mesmo depois de executar a sequência de posturas, a modalidade vai ao ar neste domingo (15), no canal da unidade prudentina no Youtube.

“Neste momento de isolamento, é importante observar o que vem causando e aumentando os sintomas de ansiedade e pânico e procurar maneiras diferentes de contornar os problemas que eles trazem. Lidar com eles para viver mais leve, tranquilo e feliz. Essa prática pode ajudar a acessar essas sensações e minimizar esses sintomas”, aponta Elys sobre a aula que sai às 10h.

No ritmo do samba-rock

Nascido na periferia paulistana dos anos 50, sobretudo da Zona Norte, o samba-rock se popularizou Brasil afora como manifestação corporal da população negra da época, e não enquanto gênero musical que, mais tarde, tornou-se famoso nas vozes de Jorge Ben Jor, Bebeto, Marku Ribas, dentre outros.

O ritmo, desenvolvido e modificado com o passar dos anos, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em 2016, como patrimônio cultural imaterial paulista.

Foto: Divulgação

Celebrando essa expressão genuinamente brasileira, Ulisses Souto chega para o Múltiplos Sons [em casa] deste sábado (14) trazendo os clássicos do gênero, às 16h, no canal do Sesc Thermas no Youtube.

Musicista há 23 anos, o prudentino firmou-se no cenário musical com trabalho voltado ao samba-rock, rock e bossa nova. À frente da Banda Pai Galo há 10 anos, referência na região, ele coleciona apresentações dentro e fora do estado.

“Meu primeiro instrumento foi o cavaquinho, é o meu gênero de coração”, relembra o músico influenciado por nomes como Jorge Ben Jor, Branca Di Neve, Tim Maia, dentre outros.

Em paralelo à banda, Ulisses Souto mantém seu projeto solo, iniciado antes mesmo da formação do grupo, em que relembra os maiores sucessos do samba-rock. Para o episódio deste sábado, ele faz uma apresentação ‘voz e violão’, com o mesmo suingue, balanço e energia.

Serviço

Como assistir aos shows e às aulas:

Youtube > youtube.com/sescthermasprudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.