Prossegue até o próximo sábado (16), na piscina do Centro Olímpico, em Presidente Prudente, a 1ª Clínica de Ciência e Tecnologia Aplicada na Natação Competitiva. O evento é resultado de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Nadadores das equipes da Universidade Santa Cecília, de Santos, e Pastorinho/Criarte/Semepp/Apan, de Prudente, são submetidos ao longo dessa semana à avaliações fisiológicas, através do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (Celapam) e Laboratório Experimental de Atividade Física (Leaf) da universidade.
O objetivo do trabalho, segundo o professor doutor da Unesp, Marcelo Popoti, é proporcionar ao atleta um melhor direcionamento e preparação visando as principais competições durante a temporada, entre elas campeonatos Paulista, Brasileiro e Jogos Abertos do Interior. “Essa é uma parceria importante, mas contamos também com a colaboração de alguns professores da Universidade do Oeste Paulista, a Unoeste. Muito embora a realização é do Departamento de Educação Física da Unesp. Após o aquecimento dos atletas, é coletada uma amostra sanguínea para determinação de marcador de intensidade. É uma tecnologia que permite medir o consumo de oxigênio do atleta dentro da água”, explica.
De acordo com o professor, a ideia é futuramente poder criar em Presidente Prudente um Centro de Excelência de Ciência e Tecnologia Aplicada de Natação Competitiva.
Dentre os atletas da Unisanta que integram a seleção brasileira e estão em Prudente, aparece Gabriel Pedrão, que recentemente ao disputar os 400 metros nado medley acabou garantindo a oitava colocação.
Além dos testes, os atletas de Santos e Prudente também estão acompanhando palestras todas as noites do Anfiteatro da Unesp.