Da Redação
Em 18/05/2023 às 09:59
Iniciativa promove uma experimentação esportiva, na qual os participantes poderão praticar atividades que simulam modalidades paralímpicas, de maneira lúdica
(Foto: Salvador Neto)
No próximo sábado (20), o Parque de Uso Múltiplo (PUM) de Presidente Prudente sediará a primeira etapa do ‘Festival Paralímpico 2023’. O evento será realizado em outros 118 núcleos espalhados pelo país.
Nesta edição, participarão crianças com e sem deficiência da rede municipal de ensino e de entidades assistenciais da cidade, com idade de 7 a 17 anos.
As disputas serão em quatro modalidades: esgrima em cadeira de rodas, parabadminton, bocha adaptada e atletismo.
As inscrições estarão abertas até sábado, no dia do festival. E para participar, basta acessar o formulário online: https://forms.gle/NjRRmY3UsTQ8B6y36.
Duas etapas
Este ano, de maneira inédita, o festival ocorrerá em duas etapas, sendo que a segunda será no dia 23 de setembro, também no PUM. A iniciativa promove uma experimentação esportiva, na qual os participantes poderão praticar atividades que simulam modalidades paralímpicas, de maneira lúdica.
Dos núcleos selecionados, alguns são Centros de Referência - como ocorre em Prudente -, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, reunindo mais de sete mil crianças e jovens de 48 cidades do país. A edição com mais participantes até o momento foi a do ano passado, envolvendo cerca de 15 mil pessoas em 98 municípios.
Em Prudente, o evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) conta com a organização da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência Paralímpico e Associação Paradesportiva Oeste Paulista (Apop).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.