Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pilates Suspenso promete 'experiência diferente' em Prudente

Da Redação

Em 13/01/2020 às 12:50

Aula é uma variação do Pilates tradicional, em que são utilizadas faixas de tecidos que suspendem os participantes

(Foto: Ge Gurak)

O desafio está lançado: participar de, pelo menos, uma modalidade esportiva que o Sesc Verão oferece entre janeiro e fevereiro. Que tal começar com uma aula aberta de Pilates Suspenso? De 16 a 19 deste mês, no bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente, os participantes vivenciam a experiência de ficarem suspensos em tecidos, à medida em que movimentam todo o corpo.

Método tradicional desenvolvido por Joseph Pilates, a contrologia, base da prática popularmente conhecida como Pilates, consiste no controle de movimentos corporais por meio de exercícios específicos, realizados com ou sem o auxílio de aparelhos.

Segundo a professora Daniela Grampa, o método “preza o controle dos movimentos em seu melhor alinhamento”, e são desenvolvidos sob os princípios de movimentação do corpo todo, respiração, desenvolvimento uniforme da musculatura, concentração, centralização, precisão e ritmo.

“O que faz o Pilates ser Pilates são esses princípios. É uma atividade sem limites. Quanto mais se pratica, mais aumenta a consciência de alinhamento e corporal, a coordenação e a ativação muscular”, completa.

Pilates suspenso

A aula, conduzida por Daniela Grampa, é uma variação do Pilates tradicional, em que são utilizados colúmpios, faixas de tecidos que suspendem os participantes no decorrer das práticas. “Os exercícios são os mesmos que fazemos no solo e nos outros aparelhos como o reforme e cadillac”, explica ela.

Colúmpio, em espanhol, significa “balançar” e, durante as aulas, é o único acessório que acompanha os participantes na realização dos exercícios propostos, que, além de melhorarem o condicionamento físico geral, tornam a experiência inesquecível. “Para uma prática, o principal é a ludicidade. Não há quem não experimente e não se lembre de quando era criança. É um exercício vigoroso, mas leve, no sentido de ser tão gostoso de praticar que nem vemos o tempo passar”, diz Daniela.

No bosque do Sesc Thermas, o público vivencia gratuitamente a prática de ‘Pilates Suspenso’ nos dias 16 (quinta), às 15h, 17h e 19h; 17 (sexta), às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h; 18 e 19 (sábado e domingo), às 10h e 11h; sob classificação etária de 12 anos.

Durante a vivência, a professora explica sobre os princípios do Pilates e conduz a aula, programada em uma base, de acordo com o ritmo de cada turma. “Vou ‘acordando’ a musculatura e propondo os desafios para cada público. A medida que vão se sentindo à vontade, vou aumentando o nível de dificuldade”, e completa: “nesse formato consigo desafiar a todos e adaptar os movimentos a quem necessitar”.

Formada em Educação Física, Daniela, que trabalha como personal trainer há 16 anos, se identificou com o método após ler sobre ele em uma revista. “Eu trabalhava com musculação, e sempre achei que a ideia de ensinar o aluno a se movimentar e controlar esses movimentos de forma consciente e integrada faziam muito mais sentido do que colocá-lo em um aparelho específico para uma musculatura isolada”, afirma.

Hoje, ainda trabalhando como personal, faz questão de incorporar o Pilates a todos os seus alunos, de idosos a gestantes, passando também pelos atletas e espera “mostrar que é possível nos movimentar de forma eficiente e divertida. Treinar corpo e mente, buscando a nossa essência através dos movimentos que nos eram tão familiares na infância”.

Serviço

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.