Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas oferece aulas de ioga restaurativo para começar 2021

Da Redação

Em 07/12/2020 às 09:54

Para começar 2021 bem, unidade prepara série de aulas que vão ao ar pelo canal no Youtube, todos os domingos, às 10h

(Foto: Acervo Sesc)

Em meio aos novos desejos para o ano que se inicia, é necessário, ainda, preservar certos hábitos. Dentre eles, o cuidado com a saúde física e mental, afetadas pela pandemia. Com o objetivo de reverter esse cenário, o Sesc Thermas de Presidente Prudente percorre dezembro com aulas online de ioga voltadas ao alívio de desconfortos físicos, à respiração e atenção com a mente.

Levantou, esticou, travou. No cenário em que a ergonomia é quase inexistente, dores musculares se tornam cada vez mais comuns. Dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelaram que 41% dos 44 mil entrevistados entre abril e maio deste ano, passaram a sentir dores nas costas durante a quarentena.

Desses, 50% dos que já sofriam de dores crônicas relataram que elas pioraram sob o cenário da falta de ergonomia, reflexo direto do home office. Ainda em 2019, a Organização Mundial da Saúde (ONU) já alertava sobre esse desconforto crônico que afetava 80% da população mundial.

Percebendo a importância da continuidade das práticas físico-esportivas mesmo em tempos de isolamento social, o Sesc Thermas traz, pelo projeto Ioga para Todos [em casa], a videoaula ‘Aliviando tensões e praticando respirações profundas’, no dia 13.

Os participantes são conduzidos a focar principalmente no pescoço, ponto de tensões musculares muitas vezes oriundas de questões emocionais, aliando tudo isso, novamente, à respiração, ferramenta importante nesse processo.

E que tal aliviar dores ou desconfortos na região lombar? A aula do dia 20 propõe justamente isso. Para quem não sente dores, essa prática pode atuar como excelente mecanismo de prevenção.

Com a ‘Praticando o equilíbrio físico e mental’, videoaula que vai ao ar dia 27, os iogues se despedem de 2020 concentrando suas energias no corpo e mente, trabalhando e melhorando a relação dos dois, que estão interligados.

“Acho que independente do que esperar desse momento, se dispor a fazer uma prática de ioga já é um autocuidado com o corpo físico e mental. Orientamos que apenas estejam ali, presentes e abertos, disponíveis para praticar, sem julgamentos, apegos ou expectativas”, revela Catarina.

Serviço

O Ioga para Todos [em casa] acontece todos os domingos, às 10h, no canal do Sesc Thermas no Youtube. É possível acessar todas as aulas na playlist.

Youtube > youtube.com/sescthermasprudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.