Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aprovado projeto que obriga plantio de árvores em PP

Rogério Mative

Em 22/03/2011 às 10:43

(Foto: Arquivo)

O vereador Chicão da Maça do Amor (PSB) conseguiu emplacar seu projeto de lei que obriga proprietários de imóveis comerciais e residenciais de Presidente Prudente a plantarem uma árvore na calçada.

O PL foi votado em segunda discussão na noite dessa segunda-feira (21) na Câmara Municipal e, mais uma vez, aprovado por unanimidade. A proposta ganhou força após Chicão receber o apoio do secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari, e do promotor de Justiça do Meio Ambiente, Marcos Akira.

O projeto entrou pela primeira vez em votação no último dia 9, quando foi aprovado de forma unânime. Na ocasião, a proposta recebeu o apoio de autoridades municipais, que foram ao plenário defendê-la.

Agora, o Executivo tem 60 dias para regulamentar a lei após sua publicação.

O projeto

De acordo com a proposta, os proprietários de imóveis com mais de seis metros de calçada devem plantar ao menos uma muda.

Os que não tiverem como cumprir a lei deverão apresentar, no prazo de 180 dias, uma justificativa detalhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que analisará a situação. Já os que forem notificados terão 90 dias para se explicar, sob pena de multa de R$ 50, dobrada em caso de reincidência.

O projeto ainda aponta a necessidade de constar a localização das árvores que serão plantadas nos projetos de construções, reformas ou ampliações residenciais, comerciais ou industriais. No artigo 5º, exige que a aprovação e implantação de conjuntos habitacionais, distrito industrial e de finalidade comercial, tenham um projeto de arborização.

O Horto Florestal ficará responsável em indicar o tipo de árvore a ser plantada e fornecer subsídios técnicos aos proprietários dos imóveis.

Apoio

“Durante anos ambientalistas de Prudente pediram exatamente isso. Hoje tem um plano de arborização urbana onde almeja atingir os 100 m² de área verde por habitante, já que atualmente o município conta com apenas 52 m². Então a maneira mais fácil de atingirmos este propósito é plantando árvores”, defendeu Luizari. O secretário, acompanhado do promotor Akira, defendeu o projeto durante a primeira votação, no dia 9.

De acordo com Luizari, o Executivo deve sancionar a lei. “Falei com o prefeito. Ele disse que não tem nada contra e não vai se opor ao projeto. Para ele, está ótimo. Essa lei é muito importante para o município”, disse.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.