Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Presidente da Câmara-PP minimiza "desentrosamento"

ROGÉRIO MATIVE

Em 09/01/2013 às 10:20

Membros da Mesa Diretora no biênio passado, Izaque Silva (primeiro à esquerda) e Alba Lucena (segunda à direita) foram

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI)

Como um time de futebol no início de temporada, os primeiros trabalhos realizados pelos vereadores da 16ª Legislatura foram marcados por desencontros e falta de conhecimento do Regimento Interno da Câmara Municipal de Presidente Prudente, minimizados pelo presidente da Casa de Leis, Valmir da Silva Pinto (PTB).

Nessa segunda-feira (8), a pedido do Executivo, foi realizada sessão extraordinária para a votação de vários projetos de lei, entre eles o aumento de 7,27% aos servidores municipais. Durante a sessão, alguns vereadores mostraram falta de "prática" em suas funções, como foi o caso do reeleito Natanael Gonzaga (PSDB), que recorreu por várias vezes ao parlamentar Cidão Mendonça (DEM) pedindo auxilio para desempenhar os trabalhos como segundo secretário, posto antes ocupado pelo companheiro na última legislatura.

"Foi um trabalho que passou por alguns entraves devido que alguns vereadores estão desempenhando a função pela primeira vez. Mas acredito que é normal por ser a primeira sessão. Tenho convicção que iremos nos aperfeiçoar cada vez mais e realizar um trabalho de qualidade nesses quatro anos", diz o presidente do Legislativo.

Dos 13 vereadores, apenas quatro foram reeleitos pelos prudentinos: Natanael Gonzaga, Cidão Mendonça, Alba Lucena (PTB) e Izaque Silva (PSDB). Nos últimos dois anos, Alba e Izaque estiveram juntos na formação da Mesa Diretora, como presidente e primeiro secretário, respectivamente.

"Separados" pela diretoria da Casa, ontem tiveram que trocar informações por mímicas e leitura labial no plenário. Diferentemente de sua postura habitual, o tucano passou a maior parte do tempo calado e com o semblante de "poucos amigos" após ficar de fora da Mesa Diretora.

Ainda na sessão, houve pequena discussão entre o presidente da Câmara e o vereador Adilson Silgueiro (PMDB) sobre o uso da palavra durante os trabalhos. Após o peemedebista fazer uso da Tribuna por duas vezes, Valmir Pinto alertou sobre o tempo e regras do Regimento Interno, sendo retrucado logo em seguida.  "Senhor presidente, fazer uso da palavra também é regimental e vou fazer quantas vezes eu achar necessário", disparou na oportunidade.

"Não houve embate. Apenas mero expediente; não considero como embate", minimiza o chefe do Legislativo.

Silgueiro adianta que manterá sua linha de conduta pelo uso da Tribuna. "Em todas as sessões vou usar a Tribuna. Na próxima sessão [ordinária, a primeira da atual legislatura no ano] já espero que meu projeto [Lei da Ficha Limpa Municipal] seja colocado para votação e vou defender ele com veemência por ser uma proposta que defende o serviço público e a população", fala.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.