Câmara de Prudente cobra mutirões de cirurgias eletivas; 3 mil pessoas estão na fila
Da Redação
Em 26/03/2013 às 14:12
A Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária dessa segunda-feira (25), cobrou providências para que o Estado realize mutirões de cirurgias eletivas no Hospital Regional (HR). Atualmente, cerca de 3 mil pessoas aguardam por procedimento cirúrgico na unidade. "Eu que estou no mercado vendo, é desumano o que está acontecendo", dispara o médico e vereador Ênio Perrone (PSD).
O pedido ocorreu por meio de requerimento de providências de autoria do parlamentar Demerson Dias (PSB), que também foi assinado por todos os companheiros de legislativo.
No documento, Dias destaca que cerca de 3 mil pessoas se encontram na fila de espera de cirurgias eletivas do HR, sendo estas de pequena, média e de alta complexidade. “Vários pacientes com cirurgia agendada, com mês, dia e hora marcada, estão sendo dispensados pelo hospital”, pontua.
Na última semana, cerca de 300 médicos que atuam na unidade estadual situada em Presidente Prudente fizeram uma denúncia formal para a administração do hospital.
O vice-presidente da Casa, Ênio Perrone, também cobra providências do Hospital Regional para que resolva este problema. "Eu que estou no mercado vendo, é desumano o que está acontecendo. O vereador Cidão Mendonça [DEM] me trouxe o caso de um senhor que está com uma sonda há não sei quanto tempo e não consegue uma cirurgia eletiva. E aí fica a família arrecadando para ver se consegue pagar particular para fazer, o que é realmente uma coisa sem nenhum sentido", cita.
O vereador ainda menciona que os administradores do local alegam que o dinheiro que é repassado não é suficiente para prestar o atendimento. “Mas para quem está vendo todo dia isso aí, é triste. Eu atendo os pacientes, não tenho como encaminhar para lá, não são atendidos e, quando são atendidos, é medicação e mandam embora”, explica Ênio Perrone.
"Tem gente esperando cirurgia há um ano; tem biópsia de próstata, com possível câncer de próstata, esperando há seis meses para fazer esta biópsia; a coisa é realmente triste mesmo e agente não sabe a quem recorrer", pontua. "Acho que tem que ter providências sérias e importantes no HR quanto a esse tipo de coisa. Nós temos que pressionar", finaliza o parlamentar.
Como o HR é um órgão do Estado, o requerimento solicita intervenção neste caso dos deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e Mauro Bragato (PSDB); além do secretário de Estado de Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri; do conselheiro regional do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo, Dr. Henrique Liberato Salvador; do diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS 11), Dr. Paulo Roberto Mazzaro; do representante do Ministério Público, Dr. Mário Coimbra; e do Conselho Municipal de Saúde.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.