Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência afasta greve e "segura" cobradores até agosto

ROGÉRIO MATIVE

Em 01/07/2013 às 16:45

Prestes a vencer o contrato de concessão, a Prefeitura de Prudente já adiantou que realizará licitação no setor

(Foto: Arquivo/Secom)

Na tarde desta segunda-feira (1º), foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, audiência entre as empresas de ônibus - TCPP e Pruden Express - e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região. No encontro, foi validada a proposta de reajuste de 8,2%, além do vale-alimentação de R$ 270. A categoria decidiu afastar a possibilidade de reativar o movimento grevista, paralisado na última sexta-feira (28).

"Eu considero o resultado da audiência como positivo. O reajuste de 8,2% será efetivado, como o aumento no vale-alimentação. Essa foi a decisão do desembargador [Henrique Damiano]", diz o presidente do sindicato, Waldir Nole Schiavão.

De acordo com ele, o pedido de redução de jornada de trabalho, das atuais 220 horas/mês para 180 horas/mês, será discutido apenas no dia 20 de agosto, quando será realizada nova audiência no TRT entre empresas e sindicato.

"Até o dia 20 de agosto, os cobradores estão garantidos nos seus postos de trabalho. As empresas não poderão demitir. Eles [empresas] queriam acabar com o quadro de cobradores. Seria feita a redução de jornada a partir de janeiro [de 2014], mas iriam demitir os cobradores. O sindicato não aceito essa posição", explica o sindicalista.

Com o resultado da audiência, a retomada da greve está afastada. "Até agosto não teremos greve. Até lá, o sindicato estará aberto para negociações. Como teremos uma audiência pública sobre o assunto, é bom discutir algo para fixar no edital de licitação a permanência dos cobradores", conclui.

Greve

Deflagrada na última quinta-feira (27), a greve de motoristas e cobradores em Presidente Prudente atingiu 100% de adesão.

Considerada ilegal pelo TRT por não manter frota mínima nas ruas, a greve sofreu pausa na sexta-feira, quando o sindicato foi notificado oficialmente da liminar obtida pelas empresas de ônibus.

Licitação

Prestes a vencer o contrato de concessão - 13 de julho -, a Prefeitura de Prudente já adiantou que realizará licitação no setor para "reestruturar o transporte coletivo".

Desde setembro de 1993, TCPP e Pruden Express prestam serviço no município, após herdarem as linhas da Transporte Coletivo Brasília (TCB), que operou na cidade por 30 anos. Na época, a TCB sofreu intervenção municipal sob alegação de irregularidades. O prefeito era Agripino de Oliveira Lima Filho, que travou longa batalha judicial com a empresa, derrotada nos tribunais. Sua falência foi decretada pela Justiça devido a uma ação movida por uma distribuidora de combustíveis.

As atuais empresas mantêm 147 ônibus para atender 47 linhas existentes no município. Por mês, segundo dados da Secretaria de Assuntos Viários (Semav), são transportados 1,5 milhão de passageiros.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.