Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Associação Prudentina de Atletismo e Unoeste formalizam convênio

Da Redação

Em 26/04/2024 às 05:17

Parceria vai permitir que estudantes façam estágios na associação, avaliação de atletas em laboratórios da universidade e acompanhamento

(Foto: Ector Gervasoni/AI Unoeste)

Depois de celebrar convênios com o Grêmio Prudente e a Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop), a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) oficializou convênio de cooperação técnica com a Associação Prudentina de Atletismo (APA), entidade que atende no trabalho de base crianças a partir dos sete anos (categoria pró-atletismo) até a categoria adulta com atletas de alto rendimento e sem limites de idade. 

O documento foi assinado pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e pelo presidente da Apa Edvaldo Ferreira Guedes, na presença do presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) Joel Oliveira, na tarde dessa quinta-feira (25).

Além deles, a cerimônia contou com a participação do coordenador do curso de Educação Física da Unoeste Marcelo Crepaldi, o assessor de reitoria Ismael Silva, a coordenadora de conteúdo e comunicação institucional da Unoeste Aline Blasechi, o psicólogo da Apa Fábio Félix de Lima.

Também estiveram presentes atletas da APA, entre eles os velocistas Pedro Isogai Guedes, Gabriel Kenji da Silva Dano, João Pedro Araújo e Gian Luca Silva Santos, os saltadores em altura Allana Romão Rodrigues e Eron Maciel de Araújo, e a saltadora em distância Rayssa Romão Rodrigues. O estagiário da APA Ivan Coimbra Volcov também participou do momento.

O convênio firmado entre a Unoeste e a APA tem como principal objetivo promover a colaboração na operacionalização de projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade junto à entidade, bem como viabilizar espaços físicos adequados para que os atletas possam ser acompanhados sob a orientação de professores qualificados da universidade. 

Em contrapartida, alunos da Unoeste também terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e profissionais dentro da APA, em consonância com a natureza e o escopo de cada curso.

“Em relação à Educação Física, quando se celebra essas assinaturas de convênio de cooperação técnica, o curso vai ceder estagiários, colocar na sua grade também esse espaço para que os estagiários do bacharelado em Educação Física, quando tiverem que ir para o estágio obrigatório possam ir para as pistas onde a APA treina, que é um grande aprendizado para os alunos. Nós também vamos oferecer o nosso espaço físico lá do campus 2, principalmente o Laboratório de Fisiologia, com tecnologias e professores que são fisiologistas e poderão dar um auxílio na avaliação de atletas, inclusive os de alto nível. De forma geral, também faremos algumas avaliações que eles necessitam”, explicou o coordenador de curso Marcelo Crepaldi.

“São aparelhos, equipamentos e tecnologia que poderão auxiliá-los assim como temos feito com a equipe do Grêmio Prudente, que sempre oportunamente utilizou aquele espaço ali para que pudesse crescer também em alguns aspectos”, completou Crepaldi.

Parceria celebrada

O presidente da FPA  fez questão de vir a Presidente Prudente acompanhar de perto essa formalização da universidade com a entidade prudentina de atletismo, que tem hoje mais de 100 esportistas, como Gabriel Boza, Giovana Rosália, Maria Victoria Belo de Sena e até a corredora angolana, Felismina Vendoahli, radicada há mais de uma década na cidade.

“A Apa é uma das nossas mais importantes equipes do interior de São Paulo. Essa parceria vai dar condição que os atletas possam desenvolver muito mais e a gente conseguir muito mais resultados esportivos e resultados sociais. Ver isso acontecer, ver a retomada da Unoeste apoiando o atletismo, tudo isso é uma alegria muito grande e dá uma perspectiva de crescimento para a modalidade muito animadora na região. Isso em decorrência do acompanhamento por equipes multidisciplinares, professores que atuam aqui e que vão dar respaldo necessário para que esses atletas possam se desenvolver cada vez mais, até porque hoje um dos custos mais elevados do esporte de rendimento é a manutenção das equipes multidisciplinares”, disse Joel.

 “É um peso essa parceria da APA com a Unoeste, demonstra o quanto que o atletismo tem visibilidade, porque atrair a atenção de uma universidade tão importante não é qualquer esporte que consegue. Isso nos deixa contente de saber que a modalidade está conseguindo ser vista”.

O presidente da APA, por sua vez, completou dizendo que essa parceria representa um passo significativo no fortalecimento das relações entre a academia e o meio esportivo local, e possibilita a inserção dos atletas num ambiente de conhecimento vasto.

“Esse momento é muito importante e eu fiquei muito feliz em poder celebrar o acordo, em trazer os atletas para dentro da universidade, fazer os atletas conhecerem esse mundo que é novo para eles. O atletismo vive um momento muito difícil na qual muitas crianças carentes fazem parte do atletismo. Então poder acessar a universidade foi muito importante para nós. Esse termo de cooperação vai nos beneficiar muito, porque teremos a oportunidade de dar a esses atletas conhecimentos que eles não obtêm hoje, serviços mais especializados que são difíceis a associação manter”, finalizou Edvaldo.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.