ROGÉRIO MATIVE
Em 13/09/2017 às 08:38
De acordo com a Prefeitura, não existe prazo para a empresa Politran Tecnologia e Sistemas Eireli e Eduardo Alvarez Conradt retirar os aparelhos
(Foto: Arquivo/Secom)
Apesar de desligados desde segunda-feira (11), os radares seguem instalados nas principais vias de Presidente Prudente. De acordo com a Prefeitura, não existe prazo para a empresa Politran Tecnologia e Sistemas Eireli e Eduardo Alvarez Conradt retirar os aparelhos.
"Quanto à retirada dos aparelhos, caberá à empresa decidir", diz, em nota enviada ao Portal. O sistema de monitoramento de velocidade está inativo após a Prefeitura decidir não renovar o contrato, pela segunda vez, com a empresa que opera o serviço na cidade desde 2015. O prefeito Nelson Bugalho (PTB) optou em abrir nova licitação.
Até lá, a Prefeitura aposta em ações de conscientização para manter a velocidade dos veículos em 60 Km/h. "A partir do dia 17, [a Prefeitura] fará uma campanha de conscientização da população sobre o tema segurança no trânsito. Com o slogan Minha Escolha faz a diferença, a campanha irá divulgar por meio de blitze, palestras, panfletagens, informações sobre vários procedimentos seguros no trânsito e que inclui o respeito aos limites de velocidade nas vias públicas".
"Cabe ressaltar que a Semav [Secretaria de Assuntos Viários] conta com o apoio de todos para que ajudem a conscientizar a população para a necessidade de respeitar os limites de velocidade definidos pelas placas de sinalização de trânsito", reforça a Prefeitura.
Na semana passada, Bugalho nomeou uma comissão que será responsável pelo acompanhamento e elaboração das especificações e estudos técnicos visando a confecção do edital de licitação para a escolha da nova empresa que deve operar os serviços de monitoramento de velocidade em Presidente Prudente.
A medida é contrária ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE-SP), que questiona a participação do secretário municipal de Assuntos Viários, Oswaldo Bosquet no novo certame. Em junho deste ano, o órgão recomendou à Prefeitura a exoneração do chefe da Pasta.
Queda de mortes
Segundo a Prefeitura, o número de mortes no trânsito de Prudente caiu 58,9% depois que as vias passaram a ter controle de velocidade. Em 2015, foram 55 mortes contra o registro de 23 ocorrências no ano passado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.