Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Gasolina barata? Tome alguns cuidados na hora de abastecer o veículo

Da Redação

Em 07/05/2022 às 12:47

Verifique se a bomba de combustível inicia em zero. Aguarde o abastecimento começar e esteja atento até o seu término

(Foto: Arquivo)

Em tempos de inflação alta e gasolina cara, qualquer preço diferente do praticado pela maioria dos postos de combustíveis é responsável por longas filas em busca de uma possível economia na hora de encher o tanque. Contudo, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) faz algumas recomendações aos motoristas para evitar dor de cabeça e prejuízo na mecânica.

A primeira dica é sempre descer do carro para acompanhar o abastecimento. Veja se o bico engatado no veículo corresponde ao combustível solicitado e verifique se o preço indicado na bomba de combustível é o mesmo anunciado.

Verifique se a bomba de combustível inicia em zero. Aguarde o abastecimento começar e esteja atento até o seu término. Somente após a conclusão do abastecimento se dirija ao local de pagamento.

Em caso de dúvidas, solicite a conferência da bomba por meio do aferidor de 20L que todos os postos são obrigados a ter. Fique atento para possíveis falhas de energia na bomba medidora após pedir esse ensaio e, antes de testar a bomba, verifique se o aferidor encontra-se lacrado e sem qualquer material em seu interior que possa reduzir seu volume; 

Tenha como referência os abastecimentos anteriores realizados em postos de combustíveis da sua confiança, pois, o volume nominal do tanque indicado no manual do veículo costuma apresentar erros de até 20% da capacidade real.

Abasteça sempre até o desarme automático do bico. Recomende ao frentista para não forçar a entrada de mais combustível.

Sempre exija a nota fiscal. Nela constará o valor e a quantidade de litros entregue. Observe se é o mesmo que foi inserido no seu veículo.  

Caso desconfie, denuncie para a Ouvidoria do Ipem-SP, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou e-mail [email protected]

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.