Ação foi frustrada por disparo de sistema de alarme e atuação da polícia
Da Redação
Em 03/07/2021 às 11:37
Tentativa frustrada aconteceu na subestação P3, localizada na Avenida Salim Farah Maluf
(Foto: Cedida/AI)
O sistema de alarme e a atuação rápida da Polícia Militar evitaram um furto de cabos e equipamentos em uma subestação de energia, na madrugada de sexta-feira (2), em Presidente Prudente. A tentativa frustrada aconteceu na subestação P3, localizada na Avenida Salim Farah Maluf, no Jardim Eldorado.
Conforme a concessionária Energisa Sul-Sudeste, a Polícia Civil trabalha na investigação e, consequentemente, na identificação dos infratores e receptores dos cabos furtados. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo a empresa, as ocorrências de furtos de cabos e equipamentos da rede elétrica têm sido motivo de preocupação na região de Prudente. “Infelizmente, pessoas arriscam a própria vida ao manusear e cortar fios e cabos da rede elétrica energizada, de internet ou telefonia, na tentativa de lucrar ilegalmente com a venda desses materiais", enfatiza o gerente do Departamento de Operação, Tiago Luis Diório Sanches.
"O risco de um choque elétrico fatal é altíssimo e os prejuízos para a comunidade também, já que pode afetar o fornecimento de energia e outros serviços”, complementa.
Além de crime passível de prisão, a ação consiste em um sério risco para a segurança dos infratores e da população, e ainda pode causar a interrupção no fornecimento de energia para residências, unidades de saúde e demais serviços essenciais.
Por esses motivos, o gerente da companhia reforça a importância da população de denunciar esse tipo de prática ao perceber pessoas suspeitas e sem identificação entrando em subestações ou fazendo a intervenção em postes ou cabeamento na rede.
“É importante ressaltar que os colaboradores da Energisa e seus prestadores de serviço estão sempre identificados e uniformizados. Caso a população observe qualquer atitude suspeita, pode fazer a denúncia pelo número 0800 70 10 326 [ligação gratuita]. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, garante Tiago.
Nos últimos dois anos, a Energisa Sul-Sudeste registrou 16 ocorrências de tentativas ou furtos consumados de cabos e outros componentes da rede de energia elétrica na área de sua concessão. Somando as ocorrências em que houve interferências no fornecimento de energia, mais de 82,6 mil clientes foram prejudicados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.