Da Redação
Em 20/09/2023 às 21:38
Um homem foi preso em flagrante pelo corte ilegal da madeira
(Foto: Cedida/PMA)
Equipes da Polícia Militar Ambiental flagraram um grupo cortando árvores em uma área de Reserva Legal localizada em uma fazenda às margens da Estrada Vicinal SPV-024, em Teodoro Sampaio. A multa ultrapassa os R$ 21 mil.
No local, os policiais flagraram oito pessoas realizando o corte e preparação do transporte de Eucalipto. Os trabalhadores portavam três motosserras e estavam começando carregar o caminhão com as toras.
Eles informaram que o serviço foi determinado pelo "patrão", um homem de 41 anos, que compra lotes de eucalipto plantado e vende a madeira cortada às indústrias no Estado de Paraná.
Foi realizada a conferência da documentação apresentada pelo proprietário da área. De acordo com a polícia, ficou confirmando que a área coberta pelo plantio de eucalipto estava averbada em cartório e declarada no documento como Reserva Legal.
O responsável pelo corte e transporte da madeira foi localizado e não apresentou nenhum comprovante da negociação de compra da madeira, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.
Após não apresentar qualquer comprovante da negociação lícita, ele foi preso em flagrante pelo furto da madeira. Os trabalhadores rurais foram ouvidos e liberados em seguida.
As motosserras preendidas e apresentadas na delegacia local, bem como o caminhão que iria transportar o produto. Das três motosserras apresentadas, somente uma possuía licença de porte e uso.
Foram elaborados nove autos de infração ambiental por executar manejo florestal em Reserva Legal, além de porte de motosserra sem licença. Ao todo, as multas chegaram a R$ 21.530,00.
O acusado de furto de madeira permanece preso à disposição da Justiça.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.