Da Redação
Em 16/07/2023 às 12:24
Cachorro apresentava queda acentuada da pelagem, inflamação da pele, além de estar debilitado e com sinais evidentes de sofrimento
(Foto: Cedida/PMA)
Doente, infestado por carrapatos e pulgas e, ainda, sem parte de uma das orelhas. Foi desta forma que um cachorro foi encontrado por policiais militares ambientais após uma denúncia anônimam em um sítio localizado no Assentamento Nova Esperança, em Euclides da Cunha Paulista, região do Pontal do Paranapanema.
A tutora do animal - uma mulher de 54 anos -, confirmou a posse do cão aos policiais. O cachorro apresentava queda acentuada da pelagem, inflamação da pele, além de estar debilitado e com sinais evidentes de sofrimento. Ainda conforme os agentes, apresentava algumas lesões e inchaço nas patas.
A mulher alegou que estava "tratando" do cachorro com medicações compradas em loja agropecuária e no supermercado, sem ter consultado um médico veterinário. Diante da condição precária de saúde do animal, o cachorro foi resgatado e levado até uma clínica veterinária no Distrito de Primavera, em Rosana, para atendimento emergencial.
No consultório, foi constatada uma anemia acentuada, dermatite alérgica aguda por toda a pele (ocasionada pela ação das pulgas) e o acúmulo de "cera" no ouvido do animal.
Considerando a situação degradante do cão e a falta de acompanhamento de profissional habilitado, foi confirmada a prática de maus-tratos resultando em multa no valor de R$ 3 mil.
O cachorro foi apreendido e, devido a falta de local apropriado para destinação, foi depositado à sua tutora, que acompanhou a consulta na clínica veterinária e irá custear todo o tratamento do animal até sua completa recuperação.
O fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Euclides da Cunha Paulista, com documentação produzida para apuração, sendo que a envolvida responderá criminalmente pelo ato.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.