Da Redação
Em 24/10/2024 às 11:37
Inspeções visam comprovar a suspeita de que há um furto de energia, que consiste na ligação clandestina na rede
(Foto: Cedida/AI)
Uma operação contra furtos e fraudes nos municípios de Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Caiuá flagrou 13 irregularidades em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais. A soma do desvio de energia desses imóveis ultrapassa 72 mil quilowatts-hora (kWh) , o suficiente para abastecer 361 famílias com consumo médio de 200 kWh.
Essas irregularidades geraram um impacto financeiro de R$ 62 mil, segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da concessionária Energisa, Renan Felix Fernandes Souza.
“Essas inspeções fazem parte da rotina de atuação da Energisa, com o intuito de zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes. Utilizamos drones, verificamos denúncias de fraudes e analisamos as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo”, detalha.
Vale destacar que de janeiro a outubro desse ano, foram identificadas 266 irregularidades nos municípios 24 municípios da região de Presidente Prudente que são atendidos pela Energisa Sul-Sudeste. A energia recuperada foi de 806 mil kWh, o suficiente para abastecer 4.032 famílias com consumo médio de 200 kWh, ou seja, um impacto financeiro de R$ 686 mil.
As inspeções visam comprovar a suspeita de que há um furto de energia, que consiste na ligação clandestina na rede, ou fraudes, que são as intervenções ilegais no sistema de distribuição, visando reduzir ou zerar o consumo da energia.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. O risco se estende aos moradores e população circunvizinha”, destaca.
Renan ainda enfatiza que os famosos 'gatos' na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica. "Na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia”.
Constatada a irregularidade, além de abrir um Boletim de Ocorrência na polícia, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada. “A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça.
A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.
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