ROGÉRIO MATIVE
Em 02/09/2024 às 10:05
Dona Zita deixou legado no ensino público e na divulgação da doutrina espírita
(Foto: Arquivo/Maycon Morano)
Um dos nomes mais atuantes na divulgação espírita em Presidente Prudente, nas últimas décadas, Esther Antunes Lourenço, ou simplesmente 'Dona Zita', faleceu na madrugada desta segunda-feira (2), aos 89 anos. Professora aposentada, era dirigente do Centro Espírita 'Jesus, O Nazareno', o terceiro mais antigo em funcionamento na cidade.
Nos últimos dias, Dona Zita esteve internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. O corpo é velado na Casa de Velórios Interplan, localizada na Avenida da Saudade. O sepultamento será às 15h45, no Cemitério Municipal São João Batista.
Viúva, Dona Zita deixa três filhos: Sérgio Henrique, Silas Hélder e Selma Helena; e dois netos.
Legado no ensino
O padrasto João Simonetti era dono de rádio, em Bauru. Mas, foi na sala de aula que Dona Zita encontrou sua vocação. Professora de estudantes do antigo 2º grau, ela atuou como diretora de ensino em escolas de Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente.
Em Prudente, trabalhou na Escola Carlos Castilho Cabral, no Jardim Regina; Escola Hugo Mieli, Vila Lessa; e IE Fernando Costa, quando se aposentou no ano de 1988.
De berço espírita
Nascida em outubro de 1934, em Barra Bonita, Dona Zita teve a mediunidade aflorada ainda pequena. De berço espírita, já possuía a faculdade de vidência aos 8 anos. "Sempre fui de berço espírita, meus pais eram espíritas. Eu, com oito anos já tinha vidências e conversava com espíritos. Nossa, como eu gostava. Gosto até hoje, não tinha medo. Mas, a gente não vê só coisa boa não, também vemos muitas coisas tristes, dolorosas", relatou no ano passado, durante entrevista para um documentário sobre a professora Clotilde Veiga de Barros, que está em produção.
Logo pequena, mudou-se com a família para Bauru. "Minha mãe também se chamava Esther. E para diferenciar, em casa, começaram a me chamar de Estherzita, Zita, Zita... E ficou".
Lá, conheceu o seu esposo, Sérgio Henrique Lourenço. Com formação católica, Lourenço acompanhou Dona Zita na divulgação espírita tornando-se autor de vários livros sobre o tema.
Devido a função desempenhada pelo marido no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), passaram por Assis e Araçatuba. Chegaram em Presidente Prudente no ano de 1975, sendo convidados por Amélia Zambelli a atuarem no Grupo de Auxílio Fraterno. Em 1984, iniciaram os primeiros trabalhos no Centro Espírita "Jesus, O Nazareno", que era presidido por Manoel Leite.
O casal participou ainda da fundação de quatro centros espíritas nas cidades da região. Entre elas, Teodoro Sampaio, Martinópolis e Paraguaçu Paulista. Desde a década de 90, após a morte do esposo, Dona Zita estava à frente dos trabalhos realizados na casa espírita.
Ao longo de sua vida, colecionou amizades com Chico Xavier, Zezinho Tavares - considerado maior médium de efeitos físicos na região - e Divaldo Franco, o qual trouxe para palestrar por duas vezes na capital do Oeste Paulista, sendo a última com a presença de mais de 3 mil pessoas, em 2017.
Em outubro, Dona Zita faria 90 anos. Em fevereiro deste ano, foi homenageada durante o aniversário de 75 anos do Centro Espírita 'Jesus, O Nazareno'.
O Portal deixa aqui sua homenagem:
Pelo caminho de luz
Ora por todos com o coração,
Resplandece a alma com gratidão.
Como é belo vê-la labutando,
Fazendo o bem, sempre lutando.
Acolhe os desesperados e desiludidos
Encaminha os sofredores e perdidos,
E com um simples sorriso,
Ilumina o interior daquele acolhido.
Exigente e disciplinadora,
Foi uma bela professora,
Mas, como toda mãe..
É amorosa e protetora
Incansável, parece uma menina esbanjando alegria
Passa por obstáculos com grande maestria
Dona de grande lista formada por Divaldo, Chico e Pelé,
Escolheu ficar com os amigos de Jesus, Nazaré!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.