Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Unesp de Prudente recebe 25 aprendizes em ação inédita na região

Da Redação

Em 09/05/2025 às 10:43

Programa de aprendizagem, em parceria com MPT, visa integrá-los ao mercado de trabalho e proporcionar vivência universitária

(Foto: Cedida/AI)

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente recebeu 25 jovens aprendizes para atuar em diferentes setores da instituição. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho de Presidente Prudente (MPT) e com a Casa do Aprendiz Cidadão (CAC), organização voltada à formação profissional de adolescentes e jovens. 

Nesta semana, a direção do câmpus organizou uma recepção para dar boas-vindas aos aprendizes e aos representantes da CAC, com uma apresentação institucional de acolhimento.

Os aprendizes foram distribuídos entre os departamentos e seções da FCT, com foco em atividades administrativas. A iniciativa busca não apenas contribuir com a formação profissional dos jovens, mas incentivar que os aprendizes permaneçam no ambiente universitário, conhecendo as oportunidades de ingresso no ensino público, gratuito e de qualidade.

A ação é pioneira entre os campi da Unesp e possibilitada através da Cota de Aprendiz, diretriz garantida pela Lei nº 10.097/2000, mais conhecida como Lei do Aprendiz, que trata da contratação de 5% a 15% de aprendizes no quadro de colaboradores de empresas de médio e grande porte.

A procuradora do MPT de Presidente Prudente, Renata Botasso, explica que, além de combater o trabalho infantil, uma das responsabilidades do ministério neste setor é vistoriar as empresas para que a diretriz seja cumprida. 

“Algumas empresas alegam não ser possível encaixar o aprendiz. Por isso, é previsto na Lei a cota social, onde as empresas pagam para o jovem aprendiz atuar em órgãos do governo”, explicou. 

Para o vice-diretor, Prof. Dr. Ricardo Pires de Paula, receber os aprendizes é uma oportunidade de duas vias. “Além do salário e direitos trabalhistas, eles poderão lidar com perspectivas de futuro, ao realizarem sua aprendizagem em uma universidade como a nossa. Para nós, também é uma oportunidade, dado que se trata de um público-alvo que prestará vestibular em um ou dois anos. Fortalecemos assim nossa função social e nossa interlocução com instituições que fazem o enfrentamento ao trabalho infantil, como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Justiça do Trabalho, no rol de atribuições que temos como universidade pública”, falou. 

Na apresentação institucional, a diretora do câmpus, Profa. Dra. Cristina Baron, e seu vice apresentaram os 24 campi da Unesp espalhados pelo estado e destacaram as possibilidades da FCT em seus 12 cursos de graduação nas três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. 

No bate-papo, a direção mostrou os serviços que os aprendizes podem usufruir, como membros da comunidade externa, como as bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBID) e a Biblioteca, além das formas de ingresso na universidade pelo Vestibular tradicional, Provão Paulista, Olimpíadas Científicas e o Enem e o leque de possibilidades que os alunos contam para permanência. 

“Durante as entrevistas com os aprendizes, apenas dois afirmaram conhecer a Unesp. Queremos abrir a universidade e ampliar o diálogo com a comunidade. Esse espaço é de todos”, reforçou Cristina. 

Como forma de aproximar os jovens da instituição, a FCT irá fazer integração dos 25 aprendizes em toda comunidade acadêmica durante Venha Conhecer a Unesp, que será no dia 28 de maio.

Política pública em rede

A Casa do Aprendiz Cidadão (CAC) atua em Presidente Prudente há mais de 45 anos.  Reconhecida por sua séria atuação pela inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, o principal objetivo é proporcionar aos assistidos a oportunidade de se prepararem profissionalmente e ingressarem no mercado de trabalho, por meio de cursos de qualificação e acompanhamento.

A gestora administrativa, Paloma Campos, compartilha que a parceria entre CAC, Unesp e MPT é uma experiência inédita, em que política pública “conversa” diretamente com política pública. 

“Iniciar a vida profissional trabalhando em um ambiente universitário como a Unesp é, sem dúvida, um começo muito especial para nossos atendidos. Acreditamos ser mais do que uma experiência profissional, é uma oportunidade de crescimento pessoal. Pois, no contato diário com os professores, estudantes e toda a estrutura da universidade, eles ampliarão seus conhecimentos, viverão novas aspirações, almejarão novos sonhos e enxergarão um futuro que talvez antes parecesse distante”, destacou. 

Paloma chegou a participar do cursinho pré-vestibular oferecido pela FCT e transitou por formações e cursos de extensão no câmpus que contribuíram para sua formação. “Para muitos, é um passo transformador que marcará o início da vida profissional, abrindo as portas para novos projetos de vida”, acrescentou. 

Os aprendizes já iniciaram as atividades no final de abril, com dedicação de 20h semanais, sendo 16h cumpridas na FCT e 4h em atividades formativas e acompanhamento na CAC. O contrato tem duração de 22 meses. 

As atribuições dos aprendizes envolvem o apoio a rotinas de escritório, controle e organização de documentação, apoio na elaboração e encaminhamento de documentos e acompanhamento de processos administrativos. Também realizam atendimento ao público, recepção de alunos, professores, funcionários e visitantes. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.