Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com abril 'seco', Prudente registra baixo índice de chuvas em quatro meses

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/05/2021 às 11:16

Mês de abril contou com a menor temperatura do ano até agora: 12.9ºC

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Como ocorreu em setembro do ano passado, o mês de abril terminou praticamente 'árido'. Foram apenas quatro milímetros de chuvas em dois dias e, assim, desenhando um primeiro semestre seco em Presidente Prudente.

Segundo dados levantados pelo climatólogo José Tadeu Garcia Tommaselli, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a cidade contabilizou apenas 390.8 mm em quatro meses. O total é praticamente o volume registrado tradicionalmente a cada janeiro.

Com o início do outono no fim de março, o mês seguinte contou com míseros 4 mm de precipitações, sendo que nem todas as regiões do município registraram tal fenômeno meteorológico. Já são 15 dias sem um pingo.

Nos dois primeiros meses do ano, considerados os mais chuvosos, foram 244,4 mm; fevereiro teve apenas 42,6 mm deste total.

Temperaturas

O mês de abril contou com a menor temperatura do ano até agora: 12.9ºC. A máxima registrada pelos radares na capital do Oeste Paulista foi de 34.3ºC.

Previsão para maio

De acordo com o IPMet/Unesp, o mês de maio deve seguir estável, por enquanto. O tempo continua com predomínio de sol, poucas nuvens e sem previsão de chuva no Estado de São Paulo.

O fenômeno ocorre devido a atuação de uma massa de ar mais seco e frio, que mantém baixa a umidade do ar durante a tarde e as temperaturas amenas entre a noite e inicio da manhã. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.