Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com alta de casos de dengue, drones vistoriam casas fechadas em PP

UPAs registram aumento no número de pacientes atendidos por dia

Da Redação

Em 17/01/2025 às 21:47

Iniciativa surgiu da necessidade de realizar as fiscalizações em locais de difícil acesso

(Foto: Rodrigo Turella/Semob)

Com 108 casos positivos e 956 notificações em investigação, a cidade de Presidente Prudente passa a utilizar drones na vistoria de casas e estabelecimentos fechados em busca de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Nos últimas dias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) registram elevação no número de pacientes com sintomas da doença. 

Em ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), equipes utilizaram drones e viaturas para vistoriar imóveis fechados e abandonados ns bairros Jequitibás, Monte Alto e Cedral. Os locais foram definidos pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). 

No caso da identificação dos imóveis com possíveis criadouros, os proprietários serão notificados e devem realizar a limpeza, eliminando tudo que possa servir de local para a proliferação da doença. Caso não sejam encontrados, será efetuado o auto de infração. 

O agente da Semob, Rodrigo Turella, que é um dos responsáveis pela operação do drone, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de realizar as fiscalizações em locais de difícil acesso.

"O uso do drone representa um grande avanço na nossa capacidade de combater o Aedes aegypti, especialmente em pontos estratégicos, onde é mais difícil realizar vistorias convencionais. A operação foi realizada respeitando as normas da Agência Nacional de Aviação Civil e demais legislações vigentes", explica.

Em números

Atualmente, são 108 casos confirmados de dengue em Prudente, além de três mortes em investigação e 956 exames em análise de pessoas possivelmente atacadas pelo Aedes.

Nas UPAs do Ana Jacinta e Guanabara, a média de atendimento de pacientes com sintomas de dengue é de 70 por dia, em cada unidade.

Arrastão

Neste sábado (18), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará um arrastão nos bairros Jardim Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás II, a partir das 8h. A ação visa incentivar a limpeza e organização dos quintais e minimizar os casos de dengue no município. O cronograma pode sofrer alteração devido o tempo chuvoso.

O arrastão contará com a participação de agentes de Endemias e de Saúde, que vão entrar nas residências, junto com os moradores, para remover materiais que possam acumular água e servir como criadouros do mosquito. 

“Nosso objetivo é eliminar itens sem utilidade, como borrachas, bacias quebradas e recipientes que possam acumular água. Também orientaremos os estabelecimentos como ferros-velhos, borracharias e centros de reciclagem para que façam o descarte adequado”, destaca a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco.

O foco principal da ação será a eliminação de pequenos criadouros, que serão destinados à coleta pública. Além disso, será realizado o controle mecânico de recipientes que permanecerão nos imóveis, com potencial de acúmulo de água, e o tratamento químico em grandes recipientes que não possam ser removidos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.