Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Diocese de Prudente registra primeira morte de padre por covid

Da Redação

Em 04/03/2021 às 08:55

Francesco Tolve nasceu na cidade de Tricarico, na Itália

(Foto: Cedida/Diocese Prudente)

A Diocese de Presidente Prudente sofreu a primeira baixa no clero provocada pelo coronavírus. Na noite dessa quarta-feira (3), faleceu o padre Francesco Tolve, 75 anos, após travar uma luta de 20 dias contra a doença.

Padre Francesco pertencia à Congregação dos Religiosos Somascos e atuava como vigário na Paróquia São Jerônimo Emiliani de Presidente Epitácio. Ele foi internado com covid-19 no último dia 16 de fevereiro, na Santa Casa de Presidente Prudente. Nos últimos dias, ele precisou ser levado para a UTI, foi intubado e apresentou agravamento dos sintomas.

O vigário é o primeiro sacerdote da Diocese de Presidente Prudente a falecer em decorrência do coronavírus. "Padre Francisco celebrou sua Páscoa! Grande servo e pastor, sempre manifestou o rosto de Cristo no agir pastoral, agora irá receber a coroa da Glória. Rezemos pelo seu descanso eterno", comenta o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

"O padre Francesco se caracteriza pela voz rouca, alta e com sotaque italiano inconfundível. Amante das festas, da música e da companhia dos amigos gostava de alegrar o ambiente tocando seu saxofone. Sempre foi serviçal, assistindo os doentes, pobres e as crianças", afirma o Irmão Evandro Tesini, que pertence à comunidade.

Da Itália para Epitácio

Francesco Tolve nasceu na cidade de Tricarico, na Itália, no dia 15 de novembro de 1945. Em 13 de agosto de 1977, foi ordenado padre. Chegou ao Brasil em 1991, porém, foi no ano de 1994 que o sacerdote conheceu Presidente Epitácio. Na cidade, atuour como vigário na Paróquia São Pedro, conduzida na época pelos Religiosos Somascos.

Ao passar dos anos, entre idas e vindas para outras regiões, padre Francesco esteve em Presidente Epitácio outras três vezes. Em 2011, retornou para morar na comunidade religiosa do Espaço Criança, na qual assumiu a Área Pastoral São Jerônimo.

No ano seguinte, a área foi elevada à paróquia, tendo ele como primeiro pároco. Em 2015, deixou a condução dos trabalhos na comunidade e assumiu o ofício de vigário, na qual atuava até o momento.

O sepultamento foi realizado na manhã desta quinta-feira (4), no Cemitério Municipal de Presidente Epitácio.

Casos de covid no clero

Padre Francesco foi o sexto sacerdote a ser contaminado pelo coronavírus. Na mesma paróquia, a doença também atingiu o padre Enzo Campagna.

A Diocese de Prudente registrou ainda os casos do padre Antônio Sérgio Girotti (Tuti), da Paróquia São José de Caiuá, Rafael Andreatta, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis; Edvaldo Betioli Filho, da Paróquia Santa Bibiana de Martinópolis; e padre José Schwind, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Prudente.

Em outubro, além do padre José, o Santuário teve mais cinco registros: do padre Roberto de Paula Silvério, além de quatro funcionárias da secretaria paroquial. Contudo, em segundo exame, padre Roberto testou negativo. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.