Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Prudente, ações alertam para importância da prevenção ao suicídio

Da Redação

Em 10/09/2021 às 15:11

Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar

(Foto: Marcelo Camargo/EBC)

Nesta sexta-feira (10), é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. 

Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações que serão desenvolvidas durante todo o mês nas unidades de Saúde.

O objetivo das intervenções é conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, alertar sobre os principais sintomas da depressão, quais são os cuidados necessários, além de debater sobre a realidade da prática no Brasil. 

Além disso, também haverá palestras sobre o uso abusivo de álcool, drogas e medicações psicotrópicas.

Durante os trabalhos, serão realizados pelos alunos de enfermagem e psicologia questionários e escutas para a identificação de pacientes com comportamentos retraídos, como dificuldades para se relacionar; casos de doenças psiquiátricas, como transtornos mentais, de personalidade e de humor; ansiedade; esquizofrenia, entre outros sintomas. 

Ainda, também serão ofertados abraços a todos os participantes por meio de uma cortina de plástico com mangas, respeitando todos os protocolos sanitários contra a covid-19.

Prevenção

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. 

Estudos apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. 

Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública. 

"Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio, por isso, neste mês de setembro, nós concentramos os nossos esforços na prevenção efetiva. A morte por esta causa é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base", afirma o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dr. Antônio Geraldo da Silva. 

A morte por suicídio pode e deve ser evitada. "Mas para isso devemos passar as informações corretamente e de forma responsável para a sociedade. Apenas dessa forma, conseguiremos diminuir os números que são alarmantes", complementa. 

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente por meio de políticas publicas eficazes de prevenção do suicídio.

"A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade". 

Ações em Prudente

Atividades interativas serão realizadas nos bairros Maré Mansa, Jardim Leonor, Morada do Sol, Nova Prudente, Jardim Maracanã e Parque Alvorada.

Já no Distrito de Montalvão, serão feitas palestras e entrega de mensagens com número de apoio em visitas domiciliares ao longo do mês.

No dia 17, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Humberto Salvador contará com a participação do psicólogo Sidnei Guelfi e farmacêutica Eliane Toldo. Enquanto que na ESF do bairro João Domingos Netto, equipe multiprofissional de Saúde promoverá várias atividades no dia 23, das 8h às 12h.

Serviço

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo®️ 2021 acesse: www.setembroamarelo.com

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.